ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA |
|
ANO:2021 |
DATA: 15/03 a 19/03 |
NOME DO ALUNO: |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: 602, 603, 604 e 605 |
|
PROFESSORA: Mércia Marques |
|
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa |
|
CARGA HORÁRIA: 4h |
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo
aluno no caderno - É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não
se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
1- Copie as palavras completando-as com ça, ce, ci, ço, çu: (Observe as palavras que são escritas com c e as que são escritas com ç)
Para recordar:
MAU
É um adjetivo (Regra: é usado como contrário de
bom.)
Exemplo: Eduardo é um mau garoto.
MAL
Pode ser:
- advérbio de modo (Regra:
é usado como contrário de bem.)
- substantivo (Regra:
é usado com sentido de doença, tristeza, desgraça, tragédia.)
Exemplos:
Ela cantava mal. (adv.)
Seu mal não tem cura. (subst.)
a) O aluno _________ vai _________ na prova.
b) Mas que sapato ________ feito.
c) Procure fazer o bem para não
se tornar um _________
homem.
d) Não era nem bom nem __________.
e) Estava passando ___________ de fome.
f)________ terminaram de almoçar e já foram embora.
3-Complete com mais ou mas:
Para recordar:
1 - "Mas" é uma
conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo",
"entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita força
para abrir a porta, mas não conseguiu.
2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade,
opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos
durante o ano.
A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.
Disponível em
https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=56
a) Queria viajar,_________ não consigo comprar passagem.
b)O Rio de Janeiro é a cidade _____________ bonita do Brasil.
c)Ele foi quem __________tentou;__________não conseguiu
vencer a prova.
4- Complete as lacunas, usando: por que, porque,
porquê ou por quê:
Uso dos “porquês”:
Por que: utilizado em
perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Porque: utilizado em
respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
Por quê: utilizado em perguntas
no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?
Porquê: possui o valor de
substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê
dele não falar mais comigo.
Disponível
em https://www.todamateria.com.br/uso-do-por-que-porque-por-que-e-porque/
a) Você não foi à escola ____________________ ?
b) Ele chega atrasado ____________________ acorda tarde.
c) Não entendo o ________________________ de tanto atraso.
d) Não sei .__________________________ ele chega atrasado.
e) _______________________ não me disse a verdade?
f) É uma conjunção ________________________ liga duas orações.
5-
Leia a
seguinte tirinha:
6- O
objetivo do texto é: (Marque a alternativa correta)
a) alertar.
b) anunciar.
c) criticar.
d) divertir.
Leia a
historinha abaixo para responder às questões 7, 8 e 9:
7- No texto, uma
PASSAGEM ENGRAÇADA é:
a) “Amarre um feixe de
ramos secos.”
b) “A versão moderna da
vassoura tem suas limitações.”
c) “Bata numa superfície
dura.”
d) “Enfie o cabo da vassoura
no feixe.”
8- No trecho “Caso a
vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada
refere-se à:
a) altura do voo.
b) bengala da bruxa.
c) bruxa machucada.
d) vassoura mágica.
9- O texto é divertido,
PRINCIPALMENTE, porque
a) apresenta uma bruxa
trapalhona e medrosa.
b) dá instruções sobre
como fabricar uma vassoura.
c) ensina como a bruxa
deve limpar a sua casa.
d) trata de como fazer
uma vassoura e usá-la no fogão.
Leia o seguinte texto:
Sobrenome
Como vocês sabem Frankenstein
foi feito com pedaços de pessoas diferentes: a perna era de uma, o braço de
outra, a cabeça de uma terceira e assim por diante.
Além de o resultado ter
sido um desastre houve um grave problema na hora em que Frankenstein foi tirar
carteira de identidade.
Como dar identidade a
quem era uma mistura de várias pessoas?
A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou que num condomínio cada apartamento é de um dono
diferente.
Foi assim que
Frankenstein Condomínio ganhou nome e sobrenome como toda gente.
PAES,
José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.
10- O assunto do texto é como
a) as pessoas resolvem seus problemas.
b) as pessoas tiram carteira de identidade.
c) o condomínio de um prédio é formado.
d) o Frankenstein ganhou um sobrenome.
Leia o texto para
responder às questões 11 e 12 :
Qualquer vida é muita
dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
ÍNDIOS
TICUNA. Qualquer vida é muita dentro da floresta. In: O livro das árvores. 2.
ed. Organização Geral dosProfessores Ticuna Bilíngues, 1998. p. 48.
11- A ideia central do texto é
a) a chuva na floresta.
b) a importância do Sol.
c) a vida na floresta.
d) o movimento das águas.
12- O que diz o trecho: “Esquenta a
mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento.” Acontece porque:
a) aparecem estrelas.
b) brotam flores.
c) chega o sol.
d) vem o vento.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.