Revisão semana 15 a 20/03

 

ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO:2021

DATA: 15/03 a 19/03

NOME DO ALUNO:

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA:  602, 603, 604 e 605

PROFESSORA: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

CARGA HORÁRIA: 4h

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis

 

1- Copie as palavras completando-as com ça, ce, ci, ço, çu: (Observe as palavras que são escritas com c e as que são escritas com ç)

 


 

Para recordar:

MAU

É um adjetivo (Regra: é usado como contrário de bom.)

Exemplo:  Eduardo é um mau garoto.

MAL

Pode ser:
advérbio de modo (Regra: é usado como contrário de bem.)

substantivo (Regra: é usado com sentido de doença, tristeza, desgraça, tragédia.)

Exemplos:

Ela cantava mal. (adv.)

Seu mal não tem cura. (subst.)


a) O aluno _________ vai _________ na prova.

b) Mas que sapato ________ feito.
c) Procure fazer o bem  para não se tornar um _________
 homem.
d) Não era nem bom nem __________.
e) Estava passando ___________ de fome.
f)________ terminaram de almoçar e já foram embora.

3-Complete com mais ou mas:

 

Para recordar:

1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.
2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano.
A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.
Disponível em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=56

 

a) Queria viajar,_________ não consigo comprar passagem.
b)O Rio de Janeiro é a cidade _____________ bonita do Brasil.
c)Ele foi quem __________tentou;__________não conseguiu
 vencer a prova.

4- Complete as lacunas, usando: por que, porque, porquê ou por quê:

 

Uso dos “porquês”:

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?

Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.

Disponível em https://www.todamateria.com.br/uso-do-por-que-porque-por-que-e-porque/


a) Você não foi à escola ____________________ ?

b) Ele chega atrasado ____________________  acorda tarde.
c) Não entendo o ________________________ de tanto atraso.
d) Não sei .__________________________ ele chega atrasado.
e) _______________________ não me disse a verdade?
f) É uma conjunção ________________________  liga duas orações.

5- 




Leia a seguinte tirinha:





6- O objetivo do texto é: (Marque a alternativa correta)

a) alertar.

b) anunciar.

c) criticar.

d) divertir.

 

 

Leia a historinha abaixo para responder às questões 7, 8 e 9:




 

7- No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é:

a) “Amarre um feixe de ramos secos.”

b) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações.”

c) “Bata numa superfície dura.”

d) “Enfie o cabo da vassoura no feixe.”

 

8- No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada refere-se à:

a) altura do voo.

b) bengala da bruxa.

c) bruxa machucada.

d) vassoura mágica.

 

9- O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque

a) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.

b) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.

c) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.

d) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.

 

Leia o seguinte texto:

 

Sobrenome

Como vocês sabem Frankenstein foi feito com pedaços de pessoas diferentes: a perna era de uma, o braço de outra, a cabeça de uma terceira e assim por diante.

Além de o resultado ter sido um desastre houve um grave problema na hora em que Frankenstein foi tirar carteira de identidade.

Como dar identidade a quem era uma mistura de várias pessoas?

A coisa só se resolveu quando alguém lembrou que num condomínio cada apartamento é de um dono diferente.

Foi assim que Frankenstein Condomínio ganhou nome e sobrenome como toda gente.

PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.

10- O assunto do texto é como

a) as pessoas resolvem seus problemas.

b) as pessoas tiram carteira de identidade.

c) o condomínio de um prédio é formado.

d) o Frankenstein ganhou um sobrenome.

 

 

Leia o texto para responder às questões 11 e 12 :

Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olha de cima, parece tudo parado.

Mas por dentro é diferente.

A floresta está sempre em movimento.

Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.

Vem o vento.

Vem a chuva.

Caem as folhas.

E nascem novas folhas.

Das flores saem os frutos.

E os frutos são alimento.

Os pássaros deixam cair as sementes.

Das sementes nascem novas árvores.

As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.

E com o sol vem o dia.

Esquenta a mata.

Ilumina as folhas.

Tudo tem cor e movimento.

ÍNDIOS TICUNA. Qualquer vida é muita dentro da floresta. In: O livro das árvores. 2. ed. Organização Geral dosProfessores Ticuna Bilíngues, 1998. p. 48.

 

11- A ideia central do texto é          

a) a chuva na floresta.

b) a importância do Sol.

c) a vida na floresta.

d) o movimento das águas.

 

12- O que diz o trecho: “Esquenta a mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento.” Acontece porque:

a) aparecem estrelas.

b) brotam flores.

c) chega o sol.

d) vem o vento.

 

 


 


Postar um comentário

0 Comentários