https://lh6.googleusercontent.com/JxkIEcKM7vxymIKD5zlymb8GBH7ONP7oL9JPy-Wqi0vlHXfAPx7WAeRAbjoucr1qRdkB0FfGSPqdTSWRFspUpMd2ztXN5si-CHKW0pwOOZgHPQ1T_uKRYj7h7l-cCSM_7hOKgwU2C8shttps://lh3.googleusercontent.com/e4pMaCmaU1uJVJMORkY38djjBCQcArpx1oJbq8OUAq9nsmn4p0LEveP47aQxE7qT3oGWPrlQOFk70M-hs6_e5tJgPKDbuWsyE7UxvfuliHnzDr_1zVH6mjE1xnJ1N8khb5wPt9tw6pA

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 2021

 DATA:12 a 17/04

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: MANHÃ / TARDE

PROFESSOR: LUÍS CARLOS

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  CONTEXTOS E PRÁTICAS HABILIDADES

HABILIDADES: coordenação motora e exercitar criatividade.

CARGA HORÁRIA:     2 HORAS                                 

DIA (S) DA (S) SEMANA:

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: ATIVIDADES NO CADERNO.

 

Olá, alunos e alunas! Que bom ter vocês aqui! Temos um material interessante para que vocês possam ampliar seus conhecimentos em Arte. Neste ano de 2021.

A arte tem uma forte contribuição neste projeto e pretende oferecer várias oportunidades de produção em diversas dimensões como criação, crítica, expressão e reflexão. Com isso, fazemos o convite para experimentar um pouco do que a Arte tem a oferecer. Experimente e divirta-se!

 ARTE EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS

 Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

 UNIDADE TEMÁTICA: ARTES VISUAIS OBJETOS DE CONHECIMENTO: CONTEXTOS E PRÁTICAS HABILIDADES:

Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 MATERIALIDADES

Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 ATIVIDADES

1     -  O cantor e compositor brasileiro Toquinho, em 1983, lançou a belíssima música “Aquarela”. Tal obra é considerada um hino da infância. Leia, com atenção, a letra completa a seguir:

 

 

Aquarela

Toquinho

 

Numa folha qualquer

Eu desenho um Sol amarelo

E, com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão

E me dou uma luva

E, se faço chover, com dois riscos

Tenho um guarda chuva

 

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho azul do papel

Num instante, imagino

Uma linda gaivota a voar no céu

Vai voando, contornando

A imensa curva norte-sul

Vou com ela viajando

Havaí, Pequim ou Istambul

 

Pinto um barco a vela

Branco navegando

É tanto céu e mar

Num beijo azul

 

Entre as nuvens vem surgindo

Um lindo avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar

Basta imaginar, e ele está partindo

Sereno e lindo

E, se a gente quiser

Ele vai pousar

 

Numa folha qualquer

Eu desenho um navio de partida

Com alguns bons amigos

Bebendo, de bem com a vida

De uma América a outra

Eu consigo passar num segundo

Giro um simples compasso

E, num círculo, eu faço o mundo

 

Um menino caminha

E caminhando chega no muro

E ali logo em frente, a esperar

Pela gente, o futuro está

E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença

Muda nossa vida

E depois, convida

A rir ou chorar

 

Nessa estrada, não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

 

Vamos todos

Numa linda passarela

De uma aquarela que, um dia, enfim

Descolorirá

 

Numa folha qualquer

Eu desenho um Sol amarelo

Que descolorirá

 

E, com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

Que descolorirá

 

Giro um simples compasso

E, num círculo, eu faço o mundo

Que descolorirá

Que descolorirá

 

 2) Escreva um breve texto descrevendo quais as impressões visuais que a música passa e como a melodia se apresenta. Ela te agita, te acalma, te deixa feliz? Capriche, ouça algumas vezes se for preciso.

ATIVIDADE - 3

O link a seguir dá acesso a um filme criado a partir da música aquarela. Produzido por: Alexsandra Lumy Chaem, Ana Paula Macedo da Costa, Valdirene de Almeida Thomaz Ele vai te ajudar a elaborar o texto da atividade 2.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=dnuQcbSnYiw

 ATIVIDADES

A aquarela ou aguarela é uma técnica de pintura em que os pigmentos são geralmente dissolvidos em água. Faça uma pesquisa sobre alguns pontos e guarde junto ao seu texto sobre atividade 1

4 -  Qual o conceito básico da aquarela

5 - Quais as principais técnicas

6 -  Quais os materiais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários