ESCOLA
MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 2021 |
DATA:12 a 17/04 |
|
IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: MANHÃ / TARDE |
||
PROFESSOR: LUÍS
CARLOS |
||
COMPONENTE
CURRICULAR: ARTES |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: CONTEXTOS E PRÁTICAS HABILIDADES |
||
HABILIDADES:
coordenação motora e exercitar criatividade. |
||
CARGA HORÁRIA: 2 HORAS |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: |
|
ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: ATIVIDADES NO CADERNO. |
||
Olá,
alunos e alunas! Que bom ter vocês aqui! Temos um material interessante para
que vocês possam ampliar seus conhecimentos em Arte. Neste ano de 2021.
A arte
tem uma forte contribuição neste projeto e pretende oferecer várias
oportunidades de produção em diversas dimensões como criação, crítica,
expressão e reflexão. Com isso, fazemos o convite para experimentar um pouco do
que a Arte tem a oferecer. Experimente e divirta-se!
ARTE EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Compreender as relações entre as linguagens da
Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das
novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual,
nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações.
UNIDADE TEMÁTICA: ARTES VISUAIS OBJETOS DE
CONHECIMENTO: CONTEXTOS E PRÁTICAS HABILIDADES:
Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc.
Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção,
cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas.
OBJETOS
DE CONHECIMENTO:
MATERIALIDADES
Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.).
PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
ATIVIDADES
1 - O cantor e compositor brasileiro Toquinho, em
1983, lançou a belíssima música “Aquarela”. Tal obra é considerada um hino da
infância. Leia, com atenção, a letra completa a seguir:
Aquarela
Toquinho
Numa
folha qualquer
Eu
desenho um Sol amarelo
E, com
cinco ou seis retas
É
fácil fazer um castelo
Corro
o lápis em torno da mão
E me
dou uma luva
E, se
faço chover, com dois riscos
Tenho
um guarda chuva
Se um
pinguinho de tinta
Cai
num pedacinho azul do papel
Num
instante, imagino
Uma
linda gaivota a voar no céu
Vai
voando, contornando
A
imensa curva norte-sul
Vou
com ela viajando
Havaí,
Pequim ou Istambul
Pinto
um barco a vela
Branco
navegando
É
tanto céu e mar
Num
beijo azul
Entre
as nuvens vem surgindo
Um
lindo avião rosa e grená
Tudo
em volta colorindo
Com
suas luzes a piscar
Basta
imaginar, e ele está partindo
Sereno
e lindo
E, se
a gente quiser
Ele
vai pousar
Numa
folha qualquer
Eu
desenho um navio de partida
Com
alguns bons amigos
Bebendo,
de bem com a vida
De uma
América a outra
Eu
consigo passar num segundo
Giro
um simples compasso
E, num
círculo, eu faço o mundo
Um
menino caminha
E
caminhando chega no muro
E ali
logo em frente, a esperar
Pela
gente, o futuro está
E o
futuro é uma astronave
Que
tentamos pilotar
Não
tem tempo nem piedade
Nem
tem hora de chegar
Sem
pedir licença
Muda
nossa vida
E
depois, convida
A rir
ou chorar
Nessa
estrada, não nos cabe
Conhecer
ou ver o que virá
O fim
dela ninguém sabe
Bem ao
certo onde vai dar
Vamos
todos
Numa
linda passarela
De uma
aquarela que, um dia, enfim
Descolorirá
Numa
folha qualquer
Eu
desenho um Sol amarelo
Que
descolorirá
E, com
cinco ou seis retas
É
fácil fazer um castelo
Que
descolorirá
Giro
um simples compasso
E, num
círculo, eu faço o mundo
Que
descolorirá
Que
descolorirá
2) Escreva um breve texto descrevendo quais as
impressões visuais que a música passa e como a melodia se apresenta. Ela te
agita, te acalma, te deixa feliz? Capriche, ouça algumas vezes se for preciso.
ATIVIDADE
- 3
O link
a seguir dá acesso a um filme criado a partir da música aquarela. Produzido
por: Alexsandra Lumy Chaem, Ana Paula Macedo da Costa, Valdirene de Almeida
Thomaz Ele vai te ajudar a elaborar o texto da atividade 2.
Link
do filme: https://www.youtube.com/watch?v=dnuQcbSnYiw
ATIVIDADES
A
aquarela ou aguarela é uma técnica de pintura em que os pigmentos são
geralmente dissolvidos em água. Faça uma pesquisa sobre alguns pontos e guarde
junto ao seu texto sobre atividade 1
4 - Qual o conceito básico da aquarela
5 - Quais
as principais técnicas
6 - Quais os materiais
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.