Introdução ao conteúdo - 19 a 23 de abril

 
Olá queridos alunos!
Venham praticar um pouquinho da nossa língua portuguesa!







ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS

 ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa

ANO: 2021

 DATA: 12 a 16 de abril

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605

PROFESSOR: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

- Identificar os elementos da comunicação em textos diversos

HABILIDADES: -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – como o cartaz.

 -  Reconhecer os elementos da comunicação.

CARGA HORÁRIA:           4h                           

DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª  feira-  1º e 2º horários 

                                          4ª feira -  1º e 2º horários

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis





COMUNICAÇÃO - Código e linguagens

Leia:




comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem.

Para que haja comunicação, podem ser utilizados gestospalavrasexpressões corporais e faciais (código). Tudo isso também é linguagem.

Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.

Código – conjunto de sinais que nos permite estabelecer comunicação com os outros indivíduos.

 

 ELEMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO

 

Para que a comunicação a aconteça por meio do código verbal, são necessários seis elementos:

► Emissor – quem deseja comunicar-se.

► Receptor – a quem a mensagem se destina.

► Mensagem – a(s) informação(ões) transmitida(s).

► Referente – o assunto da mensagem.

► Contato – constituído pelo CANAL (suporte físico que transporta a mensagem) e a CONEXAO PSICOLÓGICA (o desejo de transmitir do emissor e a atenção do destinatário).

► Código – sistema de elementos linguísticos selecionados e de regras para combiná-los, conhecido tanto pelo emissor quanto pelo receptor.

http://aprendaportugueson.blogspot.com/2011/01/comunicacao-codigo-e-linguagens.html

Exercícios :

1- De acordo com o texto abaixo, identifique os seguintes elementos da comunicação:

“Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita:

_ Moleque danado. Seu pai var ter que pagar!

O garoto, então, foge em disparada.”

Emissor:   ..............................................
Mensagem: ............................................
Receptor: .............................................
Canal: ...................................................
Código: ..................................................

2- Um surdo-mudo é capaz de se comunicar. Por quê? 

 

3-  O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. 

Nesta situação, podemos dizer que o canal é: 

a) o pai 
b) a filha 
c) fios de telefone 
d) o código 
e) a fala 

 4- Analise a imagem abaixo e assinale a única letra correta:






a)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.

      b) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.

      c) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.

      d) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.

      e) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.

 

5- Comunicação  só poderá  existir  quando  duas  ou  mais  pessoas estiverem  interagindo  em  torno  de  uma  mensagem,  seja  ela escrita ou  oral  por canais,  como rádio, telefone,  carta, etc. Para que  haja  comunicação,  é  necessária  a  interação  de  vários elementos. 

Sobre os elementos da  comunicação,  assinale  a alternativa  que  corresponde  ao  veículo  que  permite  a transmissão da mensagem. 

 a) Emissor.                     

b) Receptor.                  

c) Ruído.                         

d) Canal.

e) Mensagem. 

 

6-Observe os elementos da comunicação: 



I) Emissor: Revista Veja

II) Receptor: os leitores da publicação.

III) Canal: língua portuguesa

IV) Código: mídia impressa

V) Contexto ou referente: principal - bullying nas escolas

VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões (principal).

 

Está(ao) INCORRETOS:

 a) I, III         

b) IV, VI          

c) V e VI

d) III, IV          

 7- A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “Felipe, está na hora de acordar”.

O que está destacado é:
a) o emissor
b) a mensagem
c) o código
d) o canal
e) o referente
 

8- Podemos afirmar que Referente é: 

a) quem recebe a mensagem 
b) o assunto da mensagem 
c) o que transmite a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o código usado para estabelecer comunicação

 

Leia o folheto e responda:

 

9-  Para que esse folheto serve?

 

10-  Qual o assunto do folheto?

 

11-  Por que devemos evitar locais com aglomeração de pessoas?

 

12 -Quando o médico deverá ser procurado?

 

 

Postar um comentário

0 Comentários