ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS
ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa | ||
ANO: 2021 | DATA: 12 a 16 de abril | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 | ||
PROFESSOR: Mércia Marques | ||
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Identificar os elementos da comunicação em textos diversos | ||
HABILIDADES: - Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – como o cartaz. - Reconhecer os elementos da comunicação. | ||
CARGA HORÁRIA: 4h | DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª feira- 1º e 2º horários 4ª feira - 1º e 2º horários | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
COMUNICAÇÃO -
Código e linguagens
Leia:
A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem.
Para que haja comunicação, podem ser
utilizados gestos, palavras, expressões corporais e faciais (código).
Tudo isso também é linguagem.
Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as
pessoas interagem entre si.
Código – conjunto de sinais que nos permite
estabelecer comunicação com os outros indivíduos.
ELEMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO
Para que a comunicação a aconteça por meio do
código verbal, são necessários seis elementos:
► Emissor – quem deseja
comunicar-se.
► Receptor – a quem a mensagem se
destina.
► Mensagem – a(s) informação(ões)
transmitida(s).
► Referente – o assunto da
mensagem.
► Contato – constituído pelo CANAL
(suporte físico que transporta a mensagem) e a CONEXAO PSICOLÓGICA (o desejo de
transmitir do emissor e a atenção do destinatário).
► Código – sistema de elementos
linguísticos selecionados e de regras para combiná-los, conhecido tanto pelo
emissor quanto pelo receptor.
http://aprendaportugueson.blogspot.com/2011/01/comunicacao-codigo-e-linguagens.html
Exercícios :
1-
De acordo com o texto abaixo, identifique os seguintes elementos da
comunicação:
“Um menino, jogando bola na rua,
quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita:
_ Moleque danado. Seu pai var ter que
pagar!
O garoto, então, foge em disparada.”
Emissor:
..............................................
Mensagem: ............................................
Receptor: .............................................
Canal: ...................................................
Código: ..................................................
2- Um surdo-mudo é capaz
de se comunicar. Por quê?
3- O pai conversa com a filha ao
telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala
a) A imagem
acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um
diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não
captou a mensagem correta.
b) A imagem acima
representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo.
Vemos que neste exemplo o código são gestos.
c) A imagem acima representa como os
seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste
exemplo o canal são gestos.
d) A imagem acima representa como os
seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste
exemplo o emissor foi demitido.
e) A imagem acima representa como os seis
elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste
exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.
5- Comunicação só
poderá existir quando duas ou mais pessoas
estiverem interagindo em torno de uma mensagem, seja ela
escrita ou oral por canais, como rádio,
telefone, carta, etc. Para que haja comunicação, é necessária a interação de vários
elementos.
Sobre os elementos
da comunicação, assinale a
alternativa que corresponde ao veículo que permite a
transmissão da mensagem.
a) Emissor.
b) Receptor.
c)
Ruído.
d) Canal.
e) Mensagem.
6-Observe os elementos da comunicação:
I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da
publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal -
bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos
valentões (principal).
Está(ao) INCORRETOS:
b) IV,
VI
c) V e VI
d) III,
IV
a) o emissor
b) a mensagem
c) o código
d) o canal
e) o referente
a) quem recebe a mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação
9- Para que esse
folheto serve?
10- Qual o assunto
do folheto?
11- Por que
devemos evitar locais com aglomeração de pessoas?
12 -Quando o médico deverá ser procurado?
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.