ESCOLA
MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 19 A 23 DE ABRIL |
|
IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: TURMA 905 1º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA
SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA II |
||
HABILIDADES: EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de
norma-padrão e o de preconceito linguístico
|
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 19/04 - 1º E 2º HORÁRIOS
TERÇA-FEIRA 20/04 - 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
Linguagem Formal e
Informal
Quanto aos níveis da fala, podemos
considerar dois padrões de linguagem: a linguagem formal
(PADRÃO) e informal (COLOQUIAL).
Certamente, quando falamos com
pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela
espontânea, dinâmica e despretensiosa.
No entanto, de acordo com o
contexto no qual estamos inseridos, devemos seguir as regras e normas impostas
pela gramática (Padrão), seja quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou
organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral).
ATIVIDADES
1) Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos
ou devemos usar nas seguintes situações sociais:
a) Falando sobre política num canal de televisão
b) Em uma pequena
mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Em uma pequena
mensagem de celular para o seu patrão.
d) Em uma carta de reclamação para uma operadora de
celular.
e) Em uma conversa na praça entre amigos.
f) Em um debate numa
conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma mensagem de WhatsApp para irmã explicando que você
foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o
porquê da sua falta de hoje.
i) Um artigo de
opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na redação do
ENEM.
Leia o texto
retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:
2) A linguagem deste texto é considerada norma padrão ou
informal?
3) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega
usando essa escrita?
4) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por
quê?
5) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
6) Reescreva essa
mesma mensagem usando a norma culta ou padrão da língua.
7) Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de
escrita nas redes sociais?
Textos para as questões 8, 9 e 10
Com base na leitura dos
dois cartuns acima, responda:
8) Qual é a variante utilizada pelas personagens?
9) A variedade linguística usada pelas
personagens é adequada ao contexto? Explique.
10) Faça a correção dos textos acima.
11) Observe a
imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:
a) Que variedade linguística o
personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou
coloquial?
b) Observando bem a imagem, diga pelo
menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)Esse jeito como o personagem falou
dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
12) Leia o texto abaixo e responda as questões
sugeridas:
a) Que gênero textual é esse
acima?
b) Que variedade linguística foi
usada para escrever esse texto?
c) Por que foi usado essa modalidade
de linguagem e não outra?
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.