Variação Linguística II

 

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 19 A 23 DE ABRIL

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905 1º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA II

HABILIDADES: EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico

 

CARGA HORÁRIA:    4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 19/04 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           TERÇA-FEIRA      20/04 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO


Linguagem Formal e Informal

   Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem: a linguagem formal (PADRÃO) e informal (COLOQUIAL).

   Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.

   No entanto, de acordo com o contexto no qual estamos inseridos, devemos seguir as regras e normas impostas pela gramática (Padrão), seja quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral).

ATIVIDADES

1) Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a) Falando sobre política num canal de televisão

 b) Em uma pequena mensagem de celular para um amigo próximo.

 c) Em uma pequena mensagem de celular para o seu patrão.

d) Em uma carta de reclamação para uma operadora de celular.

e) Em uma conversa na praça entre amigos.

 f) Em um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.

g) Uma mensagem de WhatsApp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.

h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.

 i) Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.

 j) Na redação do ENEM.

 Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:

2) A linguagem deste texto é considerada norma padrão ou informal?

3) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?

4) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?

5) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?

 6) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta ou padrão da língua.

7) Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?

Textos para as questões 8, 9 e 10



 Com base na leitura dos dois cartuns acima, responda:

8) Qual é a variante utilizada pelas personagens?

9) A variedade linguística usada pelas personagens é adequada ao contexto? Explique.

10) Faça a correção dos textos acima.

 

 

11) Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:

a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?

c)Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?

 

12) Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:


a) Que gênero textual é esse acima?

b) Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?

c) Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?

                                        BOA ATIVIDADE! 


Postar um comentário

0 Comentários