ESCOLA MUNICIPAL MARIA VIEIRA BARBOSA “CAIC”
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ANO/MODULO: 9º ANO |
ATIVIDADE – INTRODUÇÃO |
DATA: 10/05 a 14/05/2021 |
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IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: 905 |
PROFESSOR(A):
Cátia Sirlene
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CAMPO
DE EXPERIÊNCIA/COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: PRECONCEITO LINGUÍSTICO
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HABILIDADES: EF69LP55 –
Reconhecer as variedades da língua. |
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CARGA
HORARIA: 4h |
DIA DA SEMANA: Segunda-feira, 10/05
(1º e 2º horários)
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ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: • Esta atividade deve ser feita pelo aluno
no caderno. •
Colar a folha no caderno e escrever só as respostas (caso não queira colar a
folha, deverá copiar as perguntas e escrever a resposta mais adequada).
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QUESTÃO 01 – Reproduza o quadro abaixo em seu caderno e complete-o de acordo com o aprendizado sobre VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
VARIAÇÕES |
CONCEITO |
CARACTERÍSTICAS |
EXEMPLO |
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Mandioca, macaxeira, aipim |
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Trasnforma-se de acordo com
tempo. |
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Variedade Social |
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Ocorre de acordo com o
contexto. |
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Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:
A menina inocente
Se envolveu com a gente
Só pra poder curtir
Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a tropa
Começou a seduzir
Malandramente,
Meteu o pé pra casa
Diz que a mãe tá ligando
Nós se vê por aí
QUESTÃO 2 - Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
QUESTÃO 3 - Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?
QUESTÃO 4 - Que variedade linguística está presente nesta música?
QUESTÃO 5 - Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”?
QUESTÃO 06 – Leia os textos abaixo com muita atenção e depois escreva a qual variação linguística pertencem e justifique sua resposta com características específicas de cada variação.
a) “Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
b) Antigamente
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e
eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras,
em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando
a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Carlos Drummond de Andrade
c) E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?
d) Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Oswald de Andrade
Leia o texto:
Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu.
blz!
QUESTÃO 7- Provavelmente, onde poderíamos encontrar este texto?
QUESTÃO 8 - Em qual variação linguística ele poderia se classificar?
QUESTÃO 9 - Da maneira como o texto foi escrito ele cumpriu sua função comunicativa? Explique.
QUESTÃO 10 - Em que situações poderíamos usar este tipo de texto?
QUESTÃO 11 - Que
variedade linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar na seguinte
situação social:
Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
QUESTÃO 12 - Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos
ou devemos usar na seguinte situação social:
Falando sobre política num canal de televisão.
BOA ATIVIDADE!
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