ESCOLA
MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 10 A 14 DE MAIO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 1º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA
SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO:ELEMENTOS
DA COMUNICAÇÃO III Linguagem Verbal e Não Verbal |
||
HABILIDADES: H21 – Reconhecer
em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados
com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 10/05 - 1º E 2º HORÁRIOS
TERÇA-FEIRA 11 /05 - 1º E
2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
A linguagem verbal é aquela expressa através de
palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.
Já a linguagem não verbal utiliza dos signos
visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na
sinalização de trânsito.
Em resumo, se a transmissão de informações
na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso
verbal. Caso contrário, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos
utilizando um discurso com linguagem não-verbal.
Linguagem Mista
Além da linguagem verbal e não
verbal há a linguagem mista (ou híbrida), a qual agrega essas duas modalidades,
ou seja, utiliza a linguagem verbal e não verbal para produzir a mensagem. Um exemplo de linguagem mista são as histórias em quadrinhos,
em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e falas das personagens.
ATIVIDADES
Agora
leia esta tirinha e responda:
1) Por que o Cascão não entrou em casa para
dormir?
2) Qual é o tipo de linguagem que aparece na
história?
Leia atentamente e responda:
3- Responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza
da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente,
apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de
linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite
mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as
placas são exemplos de linguagem não-verbal.
Leia com atenção
a HQ da Mônica e do Cascão:
4) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros
quadros?
5) O que quer dizer os riscos que saem do
coelhinho?
6) O que o Cascão está fazendo no quinto
quadrinho?
7) Qual é a reação da Mônica?
8) O que a expressão da Mônica indica no
penúltimo quadro?
9) No último quadro o significa as estrelas e os
riscos sobre a cabeça do Cascão?
10) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
11) Que tipo de linguagem aparece nesta
história?
12) A ausência de palavras dificultou o
entendimento da história? Por quê?
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.