ESCOLA
MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa |
||
ANO: 2021 |
DATA: 31/05 a 02/06 |
|
IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 |
||
PROFESSOR: Mércia
Marques |
||
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua portuguesa |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Variação linguística |
||
HABILIDADES: -
Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na
comunicação. -
Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos. |
||
CARGA HORÁRIA: 2h |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª
- 1º e 2º horários |
|
ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os
enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as
atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
Observe a
imagem acima para responder as questões:
2- Como
deveria ter sido escrita este anúncio?
3- Qual
fator você acha que contribui para que alguém escrevesse inadequadamente este
anúncio?
4- A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
5- Com relação ao texto retirado de
um SMS, marque a alternativa correta:
Vc viu
como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz! |
a)Não pode ser considerado um texto, visto que não
cumpre sua função comunicativa.
b)Por ter palavras abreviadas em excesso está
totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer
meio de comunicação formal.
d)Mesmo por se tratar de linguagem abreviada,
cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais
como internet, celular etc.
6- Leia o texto
abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso
ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em
financiamento para compra de
veículo. Gerente – Nós dispomos de várias
modalidades de crédito. O
senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura,
também sou funcionário
do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é
a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. (BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua
materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado)) |
Na
representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o
cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente
devido (marque a alternativa correta)
a)
à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela
informalidade
b) à
iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao
fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à
intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e) ao
seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.