ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 24 A
28 DE MAIO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 905
2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – EMPREENDEDORISMO |
||
HABILIDADES: Localizar informações explícitas em textos |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 24/05 - 1º E 2º HORÁRIOS
TERÇA-FEIRA 25/05 - 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
“A capacidade
de visualizar valoriza tudo. Quem pensa grande prevê sempre o que pode ser
feito no futuro e não fica estagnado no presente.” (Do livro A mágica de pensar grande.).
Isso é o que um empreendedor faz.
Leia
o texto e, em seguida, responda às questões propostas:
O que valoriza uma
propriedade?
Um próspero corretor de
imóveis, especializado em propriedades rurais, demonstra o que se pode
conseguir se nos habituarmos a ver algo onde pouco ou nada existe no momento em
que se olha. Assim, explica o meu amigo:
“A maioria das propriedades rurais existentes por aqui está
arruinada e oferece muito poucos atrativos. Se eu tenho sido bem sucedido é
porque não procuro vender aos meus clientes uma propriedade tal qual ela é,
ou está.
Todo o meu plano de venda da propriedade é desenvolvido sobre o
que ela poderá vir
a ser. Se você se limitar a dizer: ‘A fazenda tal tem X acres de terra, tanto
de matas e está situada a tantas milhas da cidade’, eles não se interessarão
nem a comprarão. Mas, se você lhes mostrar um plano concreto de algo que eles
possam fazer com a fazenda, conseguirá vencê-los. Deixe-me mostrar-lhe o que
quero dizer.”
Assim falando, abriu a pasta e dela retirou um papel. Depois
continuou:
“Esta fazenda é nova em nossa lista. É igual a muitas outras.
Situa-se a 70 quilômetros do centro da cidade, tem a casa arruinada e há cinco
anos que se acha abandonada. Agora, veja o que fiz. Na semana passada, passei
dois dias lá, estudando o local. Percorri-a várias vezes e observei as
propriedades vizinhas. Estudei a localização da fazenda em relação às estradas
existentes e planejadas. E perguntei a mim mesmo: “Para que servirá esta
terra”?”
“Pois bem, do estudo feito, surgiram três possibilidades:
ei-las.”
A seguir, ele mostrou-me três planos, perfeitamente
datilografados e que pareciam bem compreensíveis. Um deles sugeria a conversão
da fazenda num campo de equitação, apoiando a viabilidade da ideia com as
seguintes considerações: uma cidade em crescimento, mais gosto para a vida no
campo, mais dinheiro para a recreação, boas estradas. O plano demonstrava
ainda, como a fazenda poderia sustentar um razoável número de cavalos, de modo
que a renda dos aluguéis para os passeios fosse bastante compensadora. A ideia
do campo de equitação era de todo convincente. Eu mesmo já estava “vendo” uma
dúzia de casais cavalgando por entre as árvores.
De maneira semelhante, esse arrojado vendedor desenvolveu um
segundo plano de um pomar, e um terceiro que era uma combinação de pomar e criação
de aves.
“Assim, quando falo com os meus clientes, não preciso
convencê-los de que a fazenda é uma boa compra tal qual como esta. Ajudo-os a
ver a fazenda transformada em algo que vai fazer dinheiro. E além de vender
mais fazendas, e mais rapidamente, o meu método de vender terras ainda oferece
outra compensação. Posso vender uma fazenda por preço mais alto que os meus
concorrentes. É natural que as pessoas paguem mais pela área e pela ideia do
que hão de fazer com ela. Por isso, quase todo mundo quer entregar-me suas
terras e a minha comissão em cada venda que realizo é maior.”
(Dr. David Schwartz, em seu livro “A mágica
de pensar grande”. Rio de Janeiro: Editora Record,
Questões:
1. O corretor de imóveis, citado no
texto, tinha um grande desafio: vender propriedades rurais arruinadas, com
poucos atrativos. Diante dessa situação, qual foi a primeira atitude tomada por
ele?
2. Em que consiste o plano de venda
elaborado pelo corretor? Quais as possibilidades que ele identificou nas
terras?
3. Quais são as compensações,
oferecidas ao corretor, em virtude do método de venda por ele empreendido?
4. Comente a seguinte frase: “Veja as coisas não
como são, mas sim como poderão vir a ser.”.
5. O que você achou da
atitude do corretor?
6. Você compraria a
fazenda se o corretor te oferecesse? Por quê?
7. Você já deve uma
ideia que você acha que poderia fazer sucesso?
8. Imagine que você seja
um empreendedor e que você vai abrir uma empresa e precisa criar uma “marca”,
que o torna diferente das outras pessoas. Escreva o seu nome e ao lado faça um
símbolo, que pode ser uma letra escrita no tamanho e na cor que você quiser ou
um desenho que represente você, só você e mais ninguém.
9. Agora se lembre dos
chocolates, sorvetes, balas e outros produtos que você gosta de comer ou que
faz parte da alimentação, como arroz, açúcar, leite etc.
Escolha quatro produtos
bem conhecidos. Escreva o nome da empresa e desenhe o símbolo que o representa.
10 - Imagine que você seja um empreendedor e tem
uma fábrica de doces e sorvetes. Invente nomes interessantes para os produtos
que você fabrica.
Sorvete de Chocolate –
Sorvete de abacaxi –
Bala de Coco –
Chicle de Morango –
11 – Agora leia a frase
abaixo.
O CHICLE QUE ESTÁ
COM A BOLA TODA.
ARCOR
Você acha
que é fácil guardar na memória essa frase? Por quê?
12. Pense em produtos que você conhece que
possuem nomes, marcas diferentes. Complete escrevendo as marcas que você
conhece para cada produto.
Sabão em Pó: Chocolate: Refrigerante: Sabonete:
1.OMO 1.
Bis 1. Dolly 1. Palmolive
2.
2.
2. 2.
3. 3. 3. 3.
4.
4.
4. 4.
5.
5. 5. 5.
BOA ATIVIDADE!
2 Comentários
Por gentileza, tu podes socializar o gabarito?
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirObrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.