ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
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ANO: 9º |
DATA: 31/05
A 02 DE JUNHO |
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IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 905
2º BIMESTRE |
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PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
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COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO |
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HABILIDADES: Localizar informações explícitas em textos |
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CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 31/05 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 02/06 - 1º E 2º HORÁRIOS
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ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Lembranças do
passado
Nasci na Itália e vim pequena para o Brasil. Meu pai era
lavrador e trabalhou duro nas fazendas de café. Ganhava pouco, mas, com muita
economia, conseguiu juntar dinheiro e mudamos para a cidade de São Paulo, em
1900. Foi uma emoção viajar naquele trem que soltava fagulhas pela chaminé!
Fomos morar em uma casa pequena, mas o quintal era enorme.
Tinha horta; galinheiro; forno de barro para fazer pães e pizzas; duas cabras e
um porco.
De tardezinha, a gente brincava na rua. Nem era preciso
olhar para os lados, porque não tinha carros naquele tempo. Para ir de um lugar
para outro, só a pé, a cavalo ou nos bondes puxados a burros.
Quando escurecia, passava o acendedor de lampiões,
carregando uma vara comprida, com fogo na ponta, e, com ela, ia acendendo os
bicos de gás dos postes. Quando a eletricidade chegou, muita coisa mudou. Os
lampiões a gás foram substituídos pelas lâmpadas elétricas. Chegou o rádio e a
família toda ficava ouvindo as notícias e as novelas. Chegou também o cinema,
que, naquele tempo, tinha imagem, mas não tinha som. A inauguração dos bondes
elétricos foi uma emoção. Todo mundo foi ver. Ele passou descendo a ladeira, e
a molecada foi correndo atrás…
No fim de semana, a diversão preferida era o futebol.
Foram os ingleses que trouxeram este esporte para o Brasil e todo mundo gostou.
Cada bairro tinha seu time e muitos campinhos de futebol. Os rios eram tão
limpos que neles a gente nadava e fazia competições de natação.
Os primeiros automóveis foram uma sensação. No começo eram
poucos, mas foram aumentando e tomando conta da cidade. Os cheiros e barulhos
mudaram.
A cidade foi mudando cada vez mais depressa e a vida da
gente também. As novidades foram chegando: panelas de alumínio, geladeira,
liquidificador, aspirador de pó, fogão a gás, objetos de plástico, roupas de
náilon e, por fim, a melhor das novidades – a televisão. Mas quem era pobre só
conseguiu comprar essas coisas depois que elas começaram a ser fabricadas no
Brasil.
São Paulo foi crescendo sem parar. Dizem que é a cidade
que mais depressa cresceu em todo o mundo, e isso era motivo de grande orgulho
para os paulistas. […]
Rosicler Martins Rodrigues. Cidades
brasileiras: o passado e o presente. São Paulo: Moderna, 1992.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo da autora ao escrever o texto “Lembranças
do passado”:
a) destacar a necessidade da eletricidade.
b) criticar o crescimento desenfreado da cidade de São Paulo.
c) convencer às pessoas a visitarem a cidade de São Paulo.
d) estabelecer uma comparação entre o passado e o presente da cidade de
São Paulo.
Questão 2 – Assinale a passagem em que a autora exprime um sentimento em
relação ao fato narrado no texto:
a) “Foi uma emoção viajar naquele trem que soltava fagulhas pela chaminé!”
b) “Quando a eletricidade chegou, muita coisa mudou.”
c) “Chegou o rádio e a família toda ficava ouvindo as notícias e as
novelas.”
d) “São Paulo foi crescendo sem parar.”
Questão 3 – No segmento “Meu pai era lavrador e trabalhou duro nas fazendas de
café.”, o termo “duro” exprime:
a) o tempo com que o pai da autora trabalhava.
b) o modo com que o pai da autora trabalhava.
c) o lugar em que o pai da autora trabalhava.
d) a intensidade com que o pai da autora trabalhava.
Questão 4 – Na frase “Ganhava pouco, mas, com muita
economia, conseguiu juntar dinheiro […]”, os verbos grifados
têm como sujeito:
Questão 5 – No período “Fomos morar em uma casa pequena, mas o quintal era
enorme.”, a conjunção “mas” indica:
a) um fato que justifica o outro.
b) um fato que compensa o outro.
c) um fato que complementa o outro.
d) um fato que é consequência do outro.
Questão 6 – Na oração “De tardezinha, a gente brincava na rua.”, o verbo
“brincava” aponta para um acontecimento:
a) aparente na infância da autora do texto.
b) contínuo na infância da autora do texto.
c) hipotético na infância da autora do texto.
d) esporádico na infância da autora do texto.
Questão 7 – “Todo mundo foi ver”. A que a autora se refere?
a) aos lampiões a gás serem substituídos pelas lâmpadas elétricas.
b) às notícias e às novelas pelo rádio.
c) ao cinema que tinha imagem, mas ainda não tinha som.
d) à inauguração dos bondes elétricos.
Questão 8 – No segmento “No começo eram poucos, mas foram aumentando e tomando
conta da cidade.”, a palavra “poucos” retoma:
a) “Os lampiões a gás” b) “os bondes
elétricos”
c) “os rios”
d) “os automóveis”
Questão 9 – No período “Nem era preciso olhar para os lados, porque não tinha
carros naquele tempo.”, o vocábulo “porque” tem o sentido de:
a) porém b)
pois c) mas também d) embora
Questão 10 – Em “As novidades foram chegando: panelas de alumínio, geladeira,
liquidificador, aspirador de pó […]”, as vírgulas separam:
a) apostos. b)
orações intercaladas.
c) elementos coordenados. d) orações coordenadas.
Questão 11 – “Para ir de um lugar para outro, só a pé, a cavalo ou nos bondes
puxados a burros”. Explique a ausência da crase antes das palavras que indicam
os meios de locomoção:
Questão 12 – Na construção do texto, a autora utiliza uma linguagem:
a) científica b)
literária c)
didática d)
jornalística
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