ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 17 A
22 DE MAIO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607
e 608 2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Revisão - Linguagem Verbal e Não Verbal |
||
HABILIDADES: H21
– Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos
verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar
comportamentos e hábitos. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 17/05 - 1º E 2º HORÁRIOS
TERÇA-FEIRA 18 /05 - 1º E
2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
1) Escreva, em seu caderno as falas que poderiam aparecer
na tirinha:
2) Acrescente balões de fala às tirinhas de linguagem não
verbal, transformando a linguagem dessas tiras em linguagem mista.
3) Desenhe uma placa em linguagem verbal e linguagem não
verbal que poderia ser colocada na porta de seu quarto ou da sua casa.
Leia e depois responda:
4)O que o Snoopy
queria no primeiro quadrinho?
5)O que ele fez
para conseguir o que queria?
6) Ele alcançou
seu objetivo? Explique:
7)Que tipo de
linguagem é empregado na tirinha?
( )Verbal ( )Não verbal ( )Mista
Leia e depois responda:
8) Qual o tipo de
linguagem de cada imagem? Justifique:
9) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.
a)___________________________________________________________________________
b)__________________________________________________________________________ c)__________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo e responda às questões:
Pai
não entende nada
-Um biquíni novo?
-É, pai. -Você comprou um no
ano passado!
-Não serve mais, pai. Eu
cresci.
-Como não serve?
No ano passado você tinha 14 anos, este ano
tem 15. Não cresceu tanto assim.
-Não serve, pai.
-Está bem. Toma o dinheiro.
Compra um biquíni maior.
-Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não
entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis
Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre:
L&PM, 1995. p. 255.
10) Por que o pai não entendia nada?
11) A partir do título, como podemos pensar na relação
entre pais e filhos?
12) Leia o texto abaixo:
O objetivo do texto é:
a) ( ) Alertar.
b) ( ) Anunciar.
c) ( ) Criticar.
d) ( ) Divertir.
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.