ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - GÊNRO ARGUMENTATIVO

 

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 21 A 25 DE JUNHO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - GÊNRO ARGUMENTATIVO 

HABILIDADES:  (EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 21/06 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                               QUARTA-FEIRA   23/06 -   1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Habitação médica

   Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha, o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos. Não faz sentido, portanto, manter em funcionamento 170 cursos, muitos dos quais sem condições mínimas de ensino.

   De fato, o fechamento das escolas com reiterado mau desempenho em exames nacionais seria uma medida saneadora, mas ainda assim insuficiente para a defesa da saúde pública.

   É urgente criar um exame de habitação obrigatório para médicos nos moldes daquele eu existe para advogados, com provas teóricas e práticas. Embora profissionais com deficiências de formação dificilmente consigam passar em concursos ou conquistar bons empregos na rede privada, eles amiúde são contratados em caráter emergencial por hospitais e prontos-socorros públicos, nos quais a carência de mão-de-obra é uma constante.

   No interior e nas periferias das metrópoles, muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um meio prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina.

   Infelizmente são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame que, de resto, é adotado em vários países, como os EUA e o Canadá. Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho federal de Medicina. São essas resistências que, em nome do bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.

(http://www.unesp.br/aci/elipping/120508i.php acesso em 06-07-2009)

QUESTÕES

1.Qual é o título do texto?

2. E o tema central, ou seja, o assunto de que o texto fala?

3. Indique os parágrafos da Introdução, Desenvolvimento e Conclusão?

4. Por que podemos dizer que o texto é uma produção argumentativa?

5. Qual a opinião da autora em relação aos cursos de medicina existentes em nosso país?

Textos para às questões 6 a 8

6. As duas cartas acima são de leitores expressando suas opiniões sobre o episódio de agressão ao governador de São Paulo em manifestação de professores em greve. O veículo de publicação das cartas – o jornal – impõe um limite de espaço para os textos. Em função desse limite de espaço, os dois textos apresentam como traço comum:

 a) Combate a pontos de vista de outros leitores

b) Construção de comprovações por meio de silogismos

c) Expressão de opinião sem fundamentos desenvolvidos

d) Escolha de assunto segundo o interesse do editor do jornal

7. Em geral, esse tipo de carta no jornal busca convencer os leitores de um dado ponto de vista. Por causa dessa intenção, é possível verificar que ambas as cartas transcritas se caracterizam por:

a) Finalizar com perguntas retóricas para expressar sua argumentação

b) Iniciar com considerações gerais para contestar opiniões muito difundidas

c) Utilizar orações de estruturação negativa para defender a posição de outros

d) Empregar estruturas de repetição para reforçar ideias centrais da argumentação

8. Pela leitura da carta de Arthur Costa da Silva, é possível afirmar que as perguntas nela presentes têm o seguinte significado:

a) Questionar as atitudes dos políticos brasileiros

 b) Apontar falhas no discurso de autoridades brasileiras

c) Propor uma reflexão acerca da atitude dos agressores

d) Mostrar solidariedade ao comportamento dos manifestantes

Leia a tirinha:

9. A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude

a(   ) crítica, expressa pelas ironias.

b(   ) resignada, expressa pelas enumerações.

c(   ) indignada, expressa pelos discursos diretos.

d(   ) agressiva, expressa pela contra-argumentação.

Leia a tirinha:

10. A personagem de cabelo preto é Mafalda. Ela está conversando com sua colega, a Suzanita. No primeiro quadrinho as duas emitem opiniões diferentes. Qual o argumento usado por Suzanita para defender seu ponto de vista?

11. Mafalda também defende seu ponto de vista, usando um argumento?

12. A fala de Mafalda no último quadrinho indica que ela concorda com Suzanita? Explique

BOA ATIVIDADE! 



Postar um comentário

0 Comentários