ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 21 A
25 DE JUNHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905
2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - GÊNRO ARGUMENTATIVO |
||
HABILIDADES: (EF89LP14) Analisar, em textos
argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação,
refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos
utilizados. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 21/06
- 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 23/06 -
1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Habitação
médica
Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha,
o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do
país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal
avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento
é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos. Não faz
sentido, portanto, manter em funcionamento 170 cursos, muitos dos quais sem
condições mínimas de ensino.
De fato, o fechamento das escolas com
reiterado mau desempenho em exames nacionais seria uma medida saneadora, mas
ainda assim insuficiente para a defesa da saúde pública.
É urgente criar um exame de habitação
obrigatório para médicos nos moldes daquele eu existe para advogados, com
provas teóricas e práticas. Embora profissionais com deficiências de formação
dificilmente consigam passar em concursos ou conquistar bons empregos na rede
privada, eles amiúde são contratados em caráter emergencial por hospitais e
prontos-socorros públicos, nos quais a carência de mão-de-obra é uma constante.
No interior e nas periferias das metrópoles,
muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro
atendimento, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um meio
prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria
bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina.
Infelizmente são fortes as resistências à
obrigatoriedade do exame que, de resto, é adotado em vários países, como os EUA
e o Canadá. Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de
setores do Conselho federal de Medicina. São essas resistências que, em nome do
bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.
(http://www.unesp.br/aci/elipping/120508i.php
acesso em 06-07-2009)
QUESTÕES
1.Qual é o título do texto?
2. E o tema central, ou seja, o assunto de que o texto
fala?
3. Indique os parágrafos da Introdução, Desenvolvimento e
Conclusão?
4. Por que podemos dizer que o texto é uma produção
argumentativa?
5. Qual a opinião da autora em relação aos cursos de
medicina existentes em nosso país?
Textos para às questões 6 a 8
6. As duas cartas acima são de
leitores expressando suas opiniões sobre o episódio de agressão ao governador
de São Paulo em manifestação de professores em greve. O veículo de publicação
das cartas – o jornal – impõe um limite de espaço para os textos. Em função
desse limite de espaço, os dois textos apresentam como traço comum:
a) Combate a pontos
de vista de outros leitores
b) Construção de comprovações por meio de silogismos
c) Expressão de opinião sem fundamentos desenvolvidos
d) Escolha de assunto segundo o interesse do editor do
jornal
7. Em geral, esse tipo de
carta no jornal busca convencer os leitores de um dado ponto de vista. Por
causa dessa intenção, é possível verificar que ambas as cartas transcritas se
caracterizam por:
a) Finalizar com perguntas retóricas para expressar sua
argumentação
b) Iniciar com considerações gerais para contestar opiniões
muito difundidas
c) Utilizar orações de estruturação negativa para defender
a posição de outros
d) Empregar estruturas de repetição para reforçar ideias
centrais da argumentação
8. Pela leitura da carta de Arthur Costa da Silva, é
possível afirmar que as perguntas nela presentes têm o seguinte significado:
a) Questionar as atitudes dos políticos brasileiros
b) Apontar falhas no
discurso de autoridades brasileiras
c) Propor uma reflexão acerca da atitude dos agressores
d) Mostrar solidariedade ao comportamento dos manifestantes
Leia a tirinha:
9. A tirinha
denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia
para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma
argumentativa, por meio de uma atitude
a( )
crítica, expressa pelas ironias.
b( ) resignada, expressa pelas enumerações.
c( ) indignada, expressa pelos discursos
diretos.
d( ) agressiva, expressa pela
contra-argumentação.
Leia a tirinha:
10. A personagem de cabelo preto é Mafalda. Ela está
conversando com sua colega, a Suzanita. No primeiro quadrinho as duas emitem
opiniões diferentes. Qual o argumento usado por Suzanita para defender seu
ponto de vista?
11. Mafalda também defende seu ponto de vista, usando um
argumento?
12. A fala de Mafalda no último quadrinho indica que ela
concorda com Suzanita? Explique
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.