ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 21 A
25 DE JUNHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607
e 608 2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO- LÍNGUA ORAL E LÍNGUA
ESCRITA I |
||
HABILIDADES H1. Reconhecer a vantagem do domínio da
escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e
para a cultura em geral. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 21/06 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 23/06 - 1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Leia as tirinhas abaixo e responda:
1. Que diferenças vocês perceberam entre a linguagem usada
pelo personagem Chico Bento e os demais personagens da tirinha1?
2. Em que locais vivem os personagens? Que personagens
representam o meio urbano e o meio rural?
3. Em que tirinhas a linguagem usada é mais próxima ao que
é ensinado pela gramática e em que são diferentes da linguagem usada nas
tirinhas do Chico Bento?
4. O personagem Chico Bento frequenta a escola. No entanto,
os seus diálogos representam a maneira como ele fala. Por que vocês acham que
isso acontece?
5. Embora Chico Bento não fale de acordo com as normas da
gramática, compreendemos o que ele diz?
6. Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado?
Explique.
7. Imagine a seguinte situação: Chico Bento precisa
escrever um bilhete para sua professora justificando sua falta à escola no dia
em que foi aplicada a prova de Português e solicitando uma nova data para
fazê-la. Em que nível de linguagem deve ser escrito este bilhete? Justifique.
8. Leia as frases abaixo:
- Mas báh piá! Tu vais a escola hoje?
- Mulher cuida, cuida, estamos atrasadas
-Oxe xente! Que é
mesmo?
Nestes casos temos um exemplo de:
a) Uma linguagem culta
b) Uma linguagem
informal
c) Uma linguagem regional
d) Uma linguagem coloquial
9. Leia o texto abaixo e
responda:
Esse texto apresenta o dialeto do nordestino, ele está escrito
na linguagem coloquial. Podemos afirmar que o
nordestino escreveu “errado” essa declaração de amor? Ele deveria ter
utilizado outra linguagem para se comunicar com a amada? Assinale
uma alternativa apenas.
a.
Sim, ele escreveu errado, pois deveria escrever corretamente
para a namorada compreender a mensagem.
b.
Não, ele não escreveu errado, por que a namorada dele fala dessa
forma, então ele utilizou a linguagem correta para o
10. Se o nordestino fosse escrever uma carta para uma autoridade,
qual linguagem ele deveria utilizar?
a linguagem coloquial também conhecida como informal.
b. linguagem padrão, também conhecida como
culta ou formal.
Leia com atenção as tirinhas do Chico Bento e responda:
11. Na
tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo nível? Qual é o
nível evidente na fala de Chico Bento e qual é o nível evidente na fala da
professora?
12. Responda às questões:
a) Reescreva as falas dos personagens utilizando o nível
culto:
1º balão:
2º balão:
3º balão:
b) Foi preciso fazer alguma alteração na fala da
professora? Por quê?
BOA ATIVIDADE!
Estude
com a firme certeza que tudo
que
requer esforço e disciplina resulta
em
felicidade e grandes conquistas.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.