ESCOLA
MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa |
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ANO: 2021 |
DATA: 14 a 19 de junho |
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IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 |
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PROFESSOR: Mércia
Marques |
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COMPONENTE
CURRICULAR: Língua portuguesa |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: - variedades linguísticas - Ortografia |
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HABILIDADES: - Reconhecer
que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação. -
Observar para escrever respeitando as regras ortográficas.
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CARGA HORÁRIA: 4h |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª
- 1º e 2º horários |
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ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os
enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as
atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
1- Copie o diálogo
e complete os espaços com: mais
ou mas
Pedrinho
liga para o pai:
_Pai,
você vai chegar______ cedo hoje?
_Não
sei,_______ por que você quer saber?
_Nada
não, pai.
E
o menino continua:
_Pai,
você gosta mais de nadar ou de correr?
_Nadar,
sem dúvida.
_Sabia...
_
_____não estou entendendo porque você quer saber isso agora.
Pedrinho
arrisca uma pergunta:
_
Pai, você gostaria de ter uma piscina em casa?
_Claro!
_
Ainda bem, porque hoje de manhã saí_______ apressado do que o normal e esqueci
a torneira da pia aberta!
2- Escreva nos espaços mal ou mau de acordo com
as regras estudadas:
a) A firma possuía um ........ administrador.
b) Ficamos preocupados.......... ouvimos a notícia.
c) O ..... está sempre à nossa volta.
d) Eu ....... compreendia o que
estava acontecendo.
e) ..... saímos de casa, quase fomos assaltados.
f) Antônio fala ......o Inglês.
g) Não seja pessimista, nem todo o
político é .......
h) O combate entre as forças do bem e do
.........é eterno.
i) Ele jamais entenderá o....... que
causou a todos.
j) Está com um .....incurável.
3- Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando Veríssimo.
Dois homens tramando um assalto.
- Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho.
Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra arejá.
- Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
- Tá com o berro aí?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
- Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hegel chega a Marx
diluído pela fenomenologia de Feurbach.
- Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um
Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
- O berro, tá recheado?
- Tá.
- Então, vam lá!
Com relação à noção de variações linguísticas e sobre o texto lido, responda:
4- Os dois assaltantes usam
a gíria típica de malandros e mudam o nível de linguagem para disfarçar quando
o guarda se aproxima. Por que eles fazem isso?
5- Quando o guarda se
aproxima, os dois malandros passam a falar sobre filosofia, para tratar sobre
este tema eles utilizam uma linguagem mais simples, informal ou uma linguagem
mais culta e formal? Por quê?
6- O que é revelado sobre a forma de falar das pessoas de baixa escolaridade,
como estes assaltantes, por exemplo?
7- Diante do ocorrido no
texto sobre a forma de falar dos assaltantes e a maneira como conseguiram
escapar dos guardas, você acha que houve preconceito linguístico? Explique.
8- Escreva LF para (linguagem
formal) e LI
( para linguagem informal:
Analise qual linguagem deveremos
utilizar nas situações abaixo:
a) ( ) Ao conversar com um
amigo.
b) ( ) Ao conversar com a
diretora da escola.
c) ( ) Ao escrever uma
carta para uma autoridade.
d) ( ) Ao escrever uma
carta para o namorado(a).
e) ( ) Ao conversar com um
professor.
f) ( ) Ao conversar com
meu irmão.
g) ( ) Ao conversar com
vários amigos.
h) ( ) Ao redigir um texto
para um concurso.
i) ( ) Ao conversar no
telefone com um juiz.
Leia o
texto abaixo para responder às questões:
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha
tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate
pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um
barui vinde denduforno
parecenum tidiguerra. A
receita mandopô midipipoca denda galinha
prassá. O forno isquentô, o mistorô, e a
galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais!
Quascaí dendapia! Fiquei sensabê
doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!
Grazadeus
ninguém semaxucô!
NATUREZA E CULTURA (Fonte:
ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura. In: Filosofando:
introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)
9-
A partir da forma de falar do personagem
do texto, podemos dizer que ele pertence
a qual região do Brasil?
10- O
texto está escrito:
(
) na linguagem formal
(
) na informal
11-
Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.
“Fiquei
sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” .
Responda
por que a personagem ficou assim?
12- A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros
é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa
maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos
convincentes.
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