ESCOLA
MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa |
||
ANO: 2021 |
DATA: 07 a 11 de junho |
|
IDENTIFICAÇÃO DA
TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 |
||
PROFESSOR: Mércia
Marques |
||
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua portuguesa |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Leitura e interpretação - Ortografia |
||
HABILIDADES: - Ler, de forma
autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos
gêneros e suportes - , romances infanto-juvenis, contos populares, contos de
terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas, poemas, dentre
outros. -
Observar para escrever respeitando as regras ortográficas.
|
||
CARGA HORÁRIA: 4h |
DIA (S) DA (S)
SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª
- 1º e 2º horários |
|
ORIENTAÇÕES DE
EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os
enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as
atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
Leia o texto a seguir:
ALADIM
Era uma vez, um
velho tecelão, que tentava de todas as maneiras ensinar o ofício ao seu filho,
Aladim. Mas Aladim não estava interessado. Um dia, o tecelão adoeceu e morreu.
Dias depois, um Mercador chegou a procura do pai de Aladim.
- Meu pai está
morto. Disse Aladim ao Mercador.
O Mercador chorou
diante dos amigos de Aladim.
- E sua mãe, como
está? Tenho aqui algumas moedas de ouro para ela! - Disse o Mercador.
O Mercador deu as
moedas para a mãe de Aladim e disse:
- Levarei o rapaz e
vou fazer dele um grande comerciante.
A mãe, vendo que o
homem era bondoso, concordou.
O Mercador levou
Aladim até o pé de uma montanha e mostrou-lhe uma caverna.
- Ali existe um
tesouro que será seu. Disse o mercador.
- Ache uma velha
lâmpada para mim e ficarei satisfeito.
Aladim desceu por
uma corda. Lá dentro viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos
com joias e brilhantes, achou a lâmpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador já
havia retirado a corda.
- Primeiro dê-me a
lâmpada! - Disse o Mercador.
- Não! Nada feito!
- Disse Aladim.
O Mercador,
raivoso, transformou-se em um bruxo e rogou uma praga, trancando Aladim na
caverna.
Aladim ficou
sozinho no escuro. Sem querer, esfregou a lâmpada e um Gênio apareceu.
- Agora, você é meu
amo. Peça o que quiser! Surpreso com o Gênio, disse:
- Quero ir para
casa! Num instante, Aladim estava em casa.
Alegre, contou para
a sua mãe, que com a ajuda do Gênio fez um banquete para comemorar.
Um dia, Aladim viu passar a filha do
Sultão e ficou apaixonado. Foi até o palácio e o ministro do Sultão disse:
- A Princesa merece quarenta baús
cheios de joias! Aladim, então, pediu ao Gênio aquela fortuna. Depois entregou
tudo ao Sultão, que, admirado por ver tantas joias, aceitou. Casaram-se e foram
morar num palácio.
O Bruxo, vendo Aladim
rico e casado com uma princesa, quis se vingar. Disfarçou-se de vendedor de
lâmpadas e foi até o palácio. Chamou a Princesa e ofereceu a ela lâmpadas novas
em troca das velhas.
A Princesa, então,
trocou a lâmpada de Aladim. O Bruxo pegou-a e fez o Gênio aparecer. Ordenou que
o palácio fosse dele e a Princesa ficasse sua prisioneira. O Gênio obedeceu.
Quando Aladim
voltou, viu um portão imenso e guardas que não o deixaram entrar no palácio.
Deu a volta no castelo e viu a Princesa na janela. Ela contou o que aconteceu e
Aladim disse:
- Hoje, durante o
jantar, ponha sonífero no vinho do Bruxo. A Princesa fez isso e o Mercador
adormeceu.
Ela pegou a
lâmpada, esfregou e depois ordenou ao Gênio:
- Deixe tudo como
antes e mande o Bruxo para bem longe, na África.
Muito feliz, Aladim deu uma grande
festa no seu castelo. E viveram felizes todos os anos de suas vidas.
(Texto de Cristina Marques e Roberto Belli. Histórias
Encantadas. Editora Brasil Leitura.)
Atividades de interpretação
1- O texto “Aladim” é considerado um: (marque a alternativa correta)
a) a)Conto
b) b)Mito
c) c) Lenda
d) d) Sonho
e) e) Notícia
2- 2- Nesse texto, há
presença de um narrador: (marque a alternativa correta)
a) a)Personagem,
porque a mãe narra sua vida.
b) b)Observador,
porque Aladim conta a história e ainda faz parte dela.
c) c)Personagem,
já que é narrada pelo gênio.
d) d)Personagem,
pois Aladim conta sua própria história.
e) e) Observador,
pois ele apenas narra os fatos sem participar da história.
4- 4- O que Aladim
encontrou dentro da caverna?
5- 5- Por que o
mercador trancou Aladim dentro da caverna? Como ele conseguiu sair de lá?
6- 6- Que feitos
Aladim conseguiu por meio do gênio da lâmpada?
7-7- Como o mercador
conseguiu tomar a lâmpada? De que forma
Aladim a conseguiu de volta?
8- 8- Imagine que você encontrou um gênio e tem direito a três pedidos.
O que você pediria?
9- 9- Quais dos problemas da humanidade você acabaria se você fosse um gênio?
Leia e copie as
explicações a seguir:
"Senão"
ou "Se não"?
1 -
Usamos "Senão" em frases que indicam:
- do contrário / de outro modo. Por exemplo:
Fala, senão ficarás de castigo.
- mas sim. Por exemplo:
Seu cabelo não era nem louro nem preto, senão ruivo.
- exceto, salvo, a não ser. Por exemplo:
Todos os alunos, senão Joana, foram aprovados.
- defeito, falha. Por exemplo;
Não encontrei nenhum senão em seu trabalho.
2 - Usamos "Se não" em frases que indicam condição, alternativa,
incerteza, dúvida. Por exemplo:
Se não for à festa, avise com antecedência. (condição)
Havia três crianças brincando, se não quatro. (incerteza)
(Disponível
em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=13)
"Mas" ou "Mais"?
1 -
"Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém",
"contudo", "entretanto", "no entanto". Por
exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.
2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade,
opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos
durante o ano.
A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.
(Disponível
em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=56)
"Mal" ou "Mau"?
1 -
"Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer
dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença",
"epidemia". Observe os exemplos:
Sofre desse mal desde os oito anos de idade.
Não há motivos para praticarmos o mal.
Ele fez mal ao menino.
Como advérbio, mal pode ter o sentido de "de modo irregular",
"de modo errado", "pouco", "escassamente". Por
exemplo:
Chegou em casa e mal olhou para a esposa.
Aquela criança era muito mal-educada.
O aluno lê e escreve muito mal.
"Mal" é, em quase todos os casos, antônimo de bem: praticar o mal
/ praticar o bem
as coisas vão mal / as coisas vão bem
escreve mal / escreve bem
mal-educada / bem-educada
mal-organizado / bem-organizado
mal planejado / bem planejado
mal-interpretado / bem-interpretado
2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom. Pode, como todo adjetivo,
ser substantivado (nesse caso, aparece acompanhado por um artigo):
Disseram que ele era mau-caráter.
Os maus exemplos não devem ser seguidos.
Seu amigo não é um mau indivíduo.
(Disponível
em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=8)
E Exercícios
11 10-
Complete as frases com “senão” ou “se não”:
a) a)____________ sair, fico com você
essa tarde.
b) b)Haverá reunião ______________
atrasar meu voo.
c) c)Não vieram ____________ os
advogados das partes.
d)d) Os olhos não são ________________
janelas abertas para o mundo.
e)e) Ande logo, ______________
perderemos a sessão.
11 11-
Complete com mal ou mau:
a) a)Ficamos preocupados até passei ____
quando ouvi a notícia.
b) b)Patrícia está com
um ____ incurável .
c) c)O balconista era um homem muito ____- humorado.
d) ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
e) e)Antônio fala ____ o
Português.
f) Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.
g)g)As forças do bem e
do ____ vivem em eterno combate.
h) h)Sonia não
sabe o ____ que me fez.
i) i) O____está sempre à nossa volta, por
isso precisamos vigiar.
j) j) Cristiano estava tão ............
k) k)O vereador foi____recebido pela
população.
12- Complete as frases a seguir com MAS ou
MAIS:
a) Este ano estou _____
dedicado aos estudos.
b) Divirta-se, _____
antes cumpra com suas obrigações.
c) Este é o terno _____
caro da loja.
d) Ele estudou
muito, _____ não foi bem na prova.
e) O carro está com
problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.
f) Os professores
lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.
g) Há _____
crimes à luz do dia atualmente.
h) Não
consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.
i) Tenho _____ amigos
que você.
j) Pesquisei bastante,
______ não achei nada sobre esse assunto.
k) Quanto ______ estudo
_____ aprendo.
l) Queria
comprar um carro novo, _____ não tinha dinheiro.
m) Pelé jogou _____ que Maradona.
n) Eles correram
bastante, ______ perderam o ônibus.
o) Esses alunos conversam
demais, _____ fazem as tarefas.
p) Na cidade há _____
assaltos do que no campo.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.