Atividades da semana 07 a 11 de junho

 

 ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa

ANO: 2021

 DATA: 07 a 11 de junho

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605

PROFESSOR: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

- Leitura e interpretação

- Ortografia

HABILIDADES: - Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes - , romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas, poemas, dentre outros.

                                    - Observar para escrever respeitando as regras ortográficas.

 

CARGA HORÁRIA:           4h                           

DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª -  1º e 2º horários 

                                          4ª -  1º e 2º horários

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis


Leia o texto a seguir:

ALADIM





Era uma vez, um velho tecelão, que tentava de todas as maneiras ensinar o ofício ao seu filho, Aladim. Mas Aladim não estava interessado. Um dia, o tecelão adoeceu e morreu. Dias depois, um Mercador chegou a procura do pai de Aladim.

- Meu pai está morto. Disse Aladim ao Mercador.

O Mercador chorou diante dos amigos de Aladim.

- E sua mãe, como está? Tenho aqui algumas moedas de ouro para ela! - Disse o Mercador.

O Mercador deu as moedas para a mãe de Aladim e disse:

- Levarei o rapaz e vou fazer dele um grande comerciante.

A mãe, vendo que o homem era bondoso, concordou.

O Mercador levou Aladim até o pé de uma montanha e mostrou-lhe uma caverna.

- Ali existe um tesouro que será seu. Disse o mercador.

- Ache uma velha lâmpada para mim e ficarei satisfeito.

Aladim desceu por uma corda. Lá dentro viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos com joias e brilhantes, achou a lâmpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador já havia retirado a corda.

- Primeiro dê-me a lâmpada! - Disse o Mercador.

- Não! Nada feito! - Disse Aladim.

O Mercador, raivoso, transformou-se em um bruxo e rogou uma praga, trancando Aladim na caverna.

Aladim ficou sozinho no escuro. Sem querer, esfregou a lâmpada e um Gênio apareceu.

- Agora, você é meu amo. Peça o que quiser! Surpreso com o Gênio, disse:

- Quero ir para casa! Num instante, Aladim estava em casa.

Alegre, contou para a sua mãe, que com a ajuda do Gênio fez um banquete para comemorar.

Um dia, Aladim viu passar a filha do Sultão e ficou apaixonado. Foi até o palácio e o ministro do Sultão disse:

- A Princesa merece quarenta baús cheios de joias! Aladim, então, pediu ao Gênio aquela fortuna. Depois entregou tudo ao Sultão, que, admirado por ver tantas joias, aceitou. Casaram-se e foram morar num palácio.

O Bruxo, vendo Aladim rico e casado com uma princesa, quis se vingar. Disfarçou-se de vendedor de lâmpadas e foi até o palácio. Chamou a Princesa e ofereceu a ela lâmpadas novas em troca das velhas.

A Princesa, então, trocou a lâmpada de Aladim. O Bruxo pegou-a e fez o Gênio aparecer. Ordenou que o palácio fosse dele e a Princesa ficasse sua prisioneira. O Gênio obedeceu.

Quando Aladim voltou, viu um portão imenso e guardas que não o deixaram entrar no palácio. Deu a volta no castelo e viu a Princesa na janela. Ela contou o que aconteceu e Aladim disse:

- Hoje, durante o jantar, ponha sonífero no vinho do Bruxo. A Princesa fez isso e o Mercador adormeceu.

Ela pegou a lâmpada, esfregou e depois ordenou ao Gênio:

- Deixe tudo como antes e mande o Bruxo para bem longe, na África.

Muito feliz, Aladim deu uma grande festa no seu castelo. E viveram felizes todos os anos de suas vidas.

(Texto de Cristina Marques e Roberto Belli. Histórias Encantadas. Editora Brasil Leitura.)

 

Atividades de interpretação

1-   O texto “Aladim” é considerado um: (marque a alternativa correta)

a)  a)Conto

b)   b)Mito

c)   c) Lenda

d)    d) Sonho

e)    e) Notícia

 

2-   2- Nesse texto, há presença de um narrador: (marque a alternativa correta)

a)    a)Personagem, porque a mãe narra sua vida.

b)    b)Observador, porque Aladim conta a história e ainda faz parte dela.

c)    c)Personagem, já que é narrada pelo gênio.

d)    d)Personagem, pois Aladim conta sua própria história.

e)   e) Observador, pois ele apenas narra os fatos sem participar da história.


 33-Por que o mercador quis ensinar um ofício ao Aladim?

 

 

4- 4- O que Aladim encontrou dentro da caverna?

 

 

5- 5- Por que o mercador trancou Aladim dentro da caverna? Como ele conseguiu sair de lá?

 

 

6- 6- Que feitos Aladim conseguiu por meio do gênio da lâmpada?

 

 

 

7-7- Como o mercador conseguiu tomar a lâmpada?  De que forma Aladim a conseguiu de volta?

 

 

8- 8- Imagine que você encontrou um gênio e tem direito a três pedidos. O que você pediria?

 

9-  9- Quais dos problemas da humanidade você acabaria se você fosse um gênio?


         Leia e copie as explicações a seguir:

"Senão" ou "Se não"?


1 - Usamos "Senão" em frases que indicam:
- do contrário / de outro modo. Por exemplo:
Fala, senão ficarás de castigo.
- mas sim. Por exemplo:
Seu cabelo não era nem louro nem preto, senão ruivo.
- exceto, salvo, a não ser. Por exemplo:
Todos os alunos, senão Joana, foram aprovados.
- defeito, falha. Por exemplo;
Não encontrei nenhum senão em seu trabalho.

2 - Usamos "Se não" em frases que indicam condição, alternativa, incerteza, dúvida. Por exemplo:
Se não for à festa, avise com antecedência. (condição)
Havia três crianças brincando, se não quatro. (incerteza)

(Disponível em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=13)

"Mas" ou "Mais"?


1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.
2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano.
A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.

(Disponível em   https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=56)

"Mal" ou "Mau"?


1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos:
Sofre desse mal desde os oito anos de idade.
Não há motivos para praticarmos o mal.
Ele fez mal ao menino.

Como advérbio, mal pode ter o sentido de "de modo irregular", "de modo errado", "pouco", "escassamente". Por exemplo:
Chegou em casa e mal olhou para a esposa.
Aquela criança era muito mal-educada.
O aluno lê e escreve muito mal.

"Mal" é, em quase todos os casos, antônimo de bem: praticar o mal / praticar o bem
as coisas vão mal / as coisas vão bem
escreve mal / escreve bem
mal-educada / bem-educada
mal-organizado / bem-organizado
mal planejado / bem planejado
mal-interpretado / bem-interpretado

2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom. Pode, como todo adjetivo, ser substantivado (nesse caso, aparece acompanhado por um artigo):
Disseram que ele era mau-caráter.
Os maus exemplos não devem ser seguidos.
Seu amigo não é um mau indivíduo.

(Disponível em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=8)

E     Exercícios

11    10- Complete as frases com “senão” ou “se não”:

a) a)____________ sair, fico com você essa tarde.

b) b)Haverá reunião ______________ atrasar meu voo.

c) c)Não vieram ____________ os advogados das partes.

d)d) Os olhos não são ________________ janelas abertas para o mundo.

e)e) Ande logo, ______________ perderemos a sessão.

 

11  11- Complete com mal ou mau:

a) a)Ficamos preocupados até passei ____ quando ouvi a notícia.

b) b)Patrícia está com um ____ incurável .

c) c)O balconista era um homem muito ____- humorado.

    d) ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.

e) e)Antônio fala ____ o Português.

     f)  Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.

g)g)As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.

h) h)Sonia não sabe o ____ que me fez.

i)  i) O____está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.

j)   j) Cristiano estava tão ............

k) k)O vereador foi____recebido pela população.

    

    12- Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:

     a)    Este ano estou _____ dedicado aos estudos.

     b)    Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.

     c)    Este é o terno _____ caro da loja.

     d)     Ele estudou muito, _____ não foi bem na prova.

     e)    O carro está com problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.

     f)    Os professores lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.

     g)      Há _____ crimes à luz do dia atualmente.

     h)      Não consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.

     i)    Tenho _____ amigos que você.

     j)    Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.

     k)    Quanto ______ estudo _____ aprendo.

     l)      Queria comprar um carro novo, _____ não tinha dinheiro.

    m)  Pelé jogou _____ que Maradona.

    n)    Eles correram bastante, ______ perderam o ônibus.

    o)    Esses alunos conversam demais, _____ fazem as tarefas.

    p)    Na cidade há _____ assaltos do que no campo. 


Postar um comentário

0 Comentários