ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 07 A
11 DE JUNHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905
2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - sobre o dia mundial do meio ambiente |
||
HABILIDADES: Localizar informações explícitas em textos |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA
07/06 - 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 09/06 - 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
TEXTO: O futuro da Terra
O homem é o único ser
vivo que conseguiu alterar a face da Terra. Com suas poderosas ferramentas, sua
tecnologia, transformou bosques e pradarias em fazendas, represou rios e criou
lagos, drenou pântanos e alagados, cortou montanhas com estradas e túneis.
Mas alguns de seus esforços
para transformar este mundo num lugar mais confortável tiveram efeitos
maléficos.
A poluição do ar e da
água nos ensina uma dura lição. Diariamente, só nos Estados Unidos, mais de 250
000 toneladas de gases são expelidos por veículos a motor. Este total,
acrescido da poluição industrial e doméstica e das queimas de lixo, atinge a
fantástica quantidade de 150 milhões de toneladas de poluentes lançados ao ar a
cada ano. Em determinadas condições atmosféricas, grandes cidades ficam
cobertas de fumaças nocivas, demonstrando o grau que a poluição atmosférica
alcançou.
A poluição da água é
igualmente aterradora. Litorais inteiros estão abarrotados de detritos
flutuantes e as praias enegrecidas por glóbulos aderentes de óleo. Grandes
faixas oleosas foram descobertas flutuando em meio ao oceano.
Embora o lixo gerado pelo
homem ameace engolfá-lo, outras mudanças, menos drásticas, mas igualmente
perigosas ao ambiente, são provocadas pelos esforços de produção de alimentos e
exploração dos recursos naturais. Os inseticidas e pesticidas já envenenaram
desnecessariamente muitos animais, perturbando ainda todo o equilíbrio natural
entre a caça e os predadores. A agricultura mal executada, excesso de gado nas
pastagens, desmatamento descontrolado e a abertura de minas já arruinaram
milhares de alqueires de solo, permitindo que a erosão rapidamente
transformasse terras férteis em desertos. Muitas espécies animais
desapareceram, vítimas do progresso. Desde o século XVII até hoje, mais de cem
espécies de animais foram impiedosamente exterminadas. O tordo e o pombo
selvagem norte-americano desapareceram. Atualmente, baleias, jacarés e muitos
dos grandes felinos caminham para a extinção.
01. Após a leitura, podemos afirmar que o texto “O futuro da Terra”
a) narra os efeitos das ações, boas ou maléficas, do ser humano sobre o
meio ambiente.
b) expõe o pensamento do autor de que é bom que o homem se desespere com
suas ações.
c) descreve apenas o prejuízo causado à Terra pela tecnologia do ser
humano.
d) expõe o lado negativo da ação do ser humano
sobre o meio ambiente.
02. Leia:
“A poluição do ar e da água nos ensina
uma dura lição.”
De acordo com o texto, o termo sublinhado pode ser substituído, mantendo
o mesmo sentido por:
a) injusta.
b) sólida. c) grave. d) fácil.
03. De acordo com o texto, podemos afirmar que:
a) o ser humano transformou a terra em um hábitat confortável e a tornou
irremediavelmente hostil e imprópria somente para outros seres vivos.
b) o ser humano é o único ser que conseguiu tornar a Terra mais
confortável sem causar danos ao meio ambiente.
c) para tornar a Terra um hábitat mais confortável, o ser humano
planejou cuidadosamente suas ações.
d) o ser humano transformou a Terra em um lugar
confortável, mas vem causando danos ao meio ambiente.
04. Leia:
“Embora o lixo gerado pelo homem ameace engolfá-lo,
outras mudanças, menos drásticas, mas igualmente perigosas ao ambiente, são
provocadas pelos esforços de produção de alimentos e exploração dos recursos
naturais. Os inseticidas e pesticidas já envenenaram desnecessariamente muitos
animais, perturbando ainda todo o equilíbrio natural entre a caça e os
predadores.”
De acordo com o trecho destacado e a leitura do texto, podemos afirmar
que:
a) o uso de inseticidas e pesticidas é consequência
do esforço em relação à produção de alimento.
b) o uso de inseticidas e pesticidas não causa mudanças ao meio
ambiente.
c) o uso de inseticidas e pesticidas é necessário para a produção de
alimento.
d) o uso de inseticidas e pesticidas acarreta mudança mais drástica ao
planeta que o lixo gerado pelo homem.
05. Leia:
“É, antes, um aviso: ter muito cuidado na
caminhada para o futuro.”
Os dois-pontos foram usados para indicar:
a) uma explicação. b) uma opinião. c) uma enumeração. d) uma citação.
06. O texto argumentativo que você acabou de ler apresenta alguns
efeitos maléficos causados pelo homem na tentativa de transformar o mundo em um
lugar mais confortável.
Assinale a opção que não indica efeito maléfico algum
apresentado no texto.
a) Poluição do ar. b) Poluição da
água.
c) Uso de inseticida e pesticida. d) Poluição sonora.
07. Leia:
“(...) A agricultura mal executada,
excesso de gado nas pastagens, desmatamento descontrolado e a abertura de minas
já arruinaram milhares de alqueires de solo, permitindo que a erosão
rapidamente transformasse terras férteis em desertos.”
De acordo com o trecho acima, pode-se concluir que:
a) milhares de alqueires de solo estão se transformando em terras
férteis sem a interferência do homem.
b) as terras férteis precisam receber os efeitos da erosão.
c) agricultura mal executada, excesso de gado nas
pastagens, desmatamento descontrolado e a abertura de minas causam desgaste no
solo.
d) os desertos são exclusivamente consequência do desmatamento.
08. Leia:
“Litorais inteiros estão abarrotados de detritos flutuantes
e as praias enegrecidas por glóbulos aderentes de óleo.”
De acordo com a leitura do texto, os termos sublinhados podem ser
substituídos, mantendo o mesmo sentido, por:
a) inchados, imundície. b) fartos, sedimentos. c)
impregnados, borra. d) repletos, resíduo.
09. Leia:
“Mas alguns de seus esforços para
transformar este mundo num lugar mais confortável tiveram efeitos maléficos.”
De acordo com a leitura do texto, o termo sublinhado tem como objetivo
indicar:
a) o motivo que levou o ser humano a modificar a face da terra – a
sobrevivência de sua espécie.
b) a contradição entre os benefícios e os
malefícios gerados pelo ser humano.
c) o equilíbrio entre os benefícios e os malefícios gerados pelo ser
humano.
d) o resultado da ação humana na face da Terra – torná-la mais
confortável.
Leia a charge e responda às questões:
10. Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade
satirizar, por meio de uma caricatura, uma situação ou um acontecimento atual
com um ou mais personagens envolvidos. Na charge acima, o artista satiriza:
a( ) O corte irregular das árvores do planeta.
b( ) A irracionalidade da relação entre os
hábitos de consumo e a devastação do meio ambiente.
c( ) O uso do dinheiro para cuidados com a
saúde e alimentação.
d( ) A poluição do meio ambiente causada pelas
ações do homem.
11. Como o artista expressa sua crítica em linguagem não verbal?
a( ) Com as árvores cortadas. b( ) Com a poluição do ar.
c( ) Com as árvores cortadas, o caminhão
carregado de troncos e as nuvens cinzentas.
d( ) Com a reflexão dos pássaros.
12. Que detalhe da charge expressa ironia?
A( ) o pensamento do pássaro
filho sobre a “racionalidade’ dos humanos.
B( ) A explicação do pássaro pai.
C( ) O contraste entre a devastação
e o caminhão cheio de troncos.
D( ) Os pássaros presenciando a devastação do meio
ambiente.
BOA
ATIVIDADE!
6 Comentários
Gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirGostaria de ter o gabarito dessa atividade....
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirResposta
ExcluirPRECISO DO GABARITO.
ResponderExcluirGABARITO
ResponderExcluirObrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.