ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 28/06
A 02 DE JULHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905
2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - CONECTIVOS |
||
HABILIDADES (EF09LP11)
Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão
sequencial (conjunções e articuladores textuais). |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 28/06
- 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 30 /06 -
1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
CONECTIVOS
Você sabe o que são conectivos? Analisando a
palavra “conectivos”, podemos notar
que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a
conexão de elementos da língua.
Em um texto, a fim de que possamos nos
expressar de forma satisfatória, os conectivos são
as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e
organizada.
Pois bem, agora sabemos o que são conectivos e o porquê
de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para
completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por
aquilo que chamamos de coesão
textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente.
ATIVIDADES
Quem foram os fenícios?
Esse povo viveu na área onde hoje é o Líbano entre 1.800 e
600 antes de Cristo. Eles falavam uma língua parecida com o hebraico e criaram
o alfabeto – a ideia de ter letras que, juntas, produzem palavras e sons (o
nosso alfabeto deriva daí). Os fenícios também eram dedicados à atividade
comercial, porque ficavam num lugar estratégico na costa do Mar Mediterrâneo.
Eles não formavam um país, mas viviam em cidades-estados, ou seja, eram
independentes entre si. A cultura fenícia começou a desparecer por volta de 539
antes de Cristo quando Ciro, rei da Pérsia, conquistou a região.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – No trecho “Eles falavam uma língua parecida com o
hebraico e criaram o alfabeto […]”, o conectivo em destaque
expressa a ideia de:
a) causa b) adição c) consequência d) oposição
Questão 2 – Transcreva a passagem do texto que apresenta o emprego de outro
conectivo que expressa a ideia assinalada anteriormente. Em seguida,
sublinhe-o:
Questão 3 – No trecho “Os
fenícios também eram dedicados à atividade comercial, porque ficavam
num lugar estratégico […]”, o conectivo grifado poderia ser substituído por:
a) no entanto b)
conquanto c) por conseguinte d) pois
Questão 4 – “Eles não formavam
um país, mas viviam em cidades-estados […]”. Aponte o conectivo que une essas
duas orações. Em seguida, identifique a relação por ele estabelecida:
Questão 5 – Em “[…] em
cidades-estados, ou seja, eram independentes entre si.”, o conetivo evidenciado
indica:
a) uma explicação b)
uma opinião c) uma comparação d) uma conclusão
Leia a tirinha e responda as questões de 6 a 9.
Questão 6 – Assinale o termo que sinaliza a situação de adversidade a
que se refere Jon:
a)
problemas b) mas c) fato d) não
Questão 7 – A leitura do último quadrinho permite-nos concluir que
Garfield
a)
amável b) compassivo c) irônico d) indiferente
Questão 8 – Identifique
o trecho em que se percebe a redução de um vocábulo. Em seguida, explique a
referida ocorrência linguística:
Questão 9 – Observe:
“Eu te conto todos os meus problemas,
Garfield…”.
“Não é isso, Jon.”
Justifique
o emprego da vírgula no contexto acima:
Questão 10 – Leia atentamente a notícia a seguir, completando-a com os termos presente no quadro:
Campanha Lixo Zero: __________________
informação, ________________ lixo no chão
Segundo o presidente da
Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Vinícius Roriz, o objetivo do
programa é reduzir os gastos com a limpeza das ruas, que somam R$ 90 milhões
por mês, 15% do orçamento da empresa. Ele enfatizou que não pretende comprar
mais lixeiras ou papeleiras e espera contar com a conscientização da população.
“Queremos transformar o comportamento da população. Têm cidades limpíssimas,
___________________ Tóquio, em que você quase não vê lixeiras.”, afirmou Roriz.
A
fiscalização começou no dia 20/08, pelo Centro, Zona Sul e parte do subúrbio,
com base na Lei de Limpeza Urbana, de setembro de 2001 (Lei 3273/01). As multas
variam de R$ 157 a R$ 3 mil, ____________________ a quantidade e natureza dos
detritos. As multas são aplicadas na hora, ____________________ de um smartphone e de uma
impressora portátil. Os fiscais ____________________ distribuem sacolas de lixo
para conscientizar a população. O cidadão que for multado _____________________
não pagar poderá ter seu nome protestado e até inscrito em instituições de
proteção ao crédito. ____________________ se negue a apresentar qualquer
documento, ele será levado a uma delegacia, ______________________ seja feito o
registro de ocorrência. […]
Disponível em:
http://www.revistadomeioambiente.org.br.
Questão 11 – Assinale a alternativa em que a ideia expressa
pelo conector, no contexto da notícia, não foi corretamente identificada nos
colchetes:
a)
e [continuidade] b)
para que [explicação]
c)
por meio [finalidade] d) caso
[condição]
Questão 12 – Complete com os conectivos
do quadro:
BOA
ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.