ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 14 A
19 DE JUNHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905
2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - GÊNERO ARGUMENTATIVO |
||
HABILIDADES: (EF89LP14) Analisar, em textos
argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação,
refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos
argumentos utilizados. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 14/06
- 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 16/06
- 1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
TEXTO ARGUMENTATIVO
Esse tipo
de texto, que é aplicado nas redações do Enem, inclui diferentes gêneros, tais
quais, dissertação, artigo de opinião, carta argumentativa, editorial, resenha
argumentativa, dentre outros.
Todo e qualquer texto argumentativo,
como já dito, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Por isso, ele sempre
se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende
veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos
gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja
apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através duma
argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com
vistas ao mencionado convencimento.
A estrutura geral de um texto argumentativo
consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Cada uma
dessas partes, por sua vez tem função distinta dentro da composição do texto:
Introdução: é a parte do texto argumentativo em que
apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito
desse assunto.
Desenvolvimento: é a argumentação propriamente dita, correspondendo aos
desdobramentos da tese apresentada. Esse é o coração do texto, por isso,
comumente se desdobra em mais de um parágrafo. De modo geral, cada argumentação
em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo.
Conclusão: a parte final do texto em que retomamos a tese central, agora
já respaldada pelos argumentos desenvolvidos ao longo do texto.
A
argumentação é um recurso que tem como propósito convencer
alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No
momento da construção textual, os argumentos são essenciais,
esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa
ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
O tema é
o assunto que deve ser abordado no texto. As propostas de redação do
Enem são problemas que afetam a sociedade toda em diferentes temáticas: educação,
saúde, economia, política, segurança, meio ambiente, cultura, entre outros.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VQ2ta0VF4z0
Adolescentes
discutem maioridade penal
O suplemento jovem atitude reuniu oito adolescentes, com
idade entre 15 e 17 anos, para uma discussão sobre a maioridade penal. Todos se
mostraram a favor da redução.
O grupo acredita que, se um adolescente de 16 anos pode votar
também pode responder por atos criminosos. Porém, concordaram que essa medida
não ira resolver todos os problemas.
Eles discutiram sobre a superlotação dos presídios, o aumento do
tempo da pena para jovens em conflito com a lei e acham que os presídios
adultos devem ser separados dos juvenis.
Se preocupam também com o que adolescentes com menos de 16 anos
sejam recrutados por adultos para praticar crimes, mas acreditam que esses
adolescentes teriam mais medo de cometer crimes, para não seguir o exemplo dos
jovens com mais de 16 anos que vão presos.
Além disso, eles não concordam que os pais sejam
responsabilizados pelos atos dos filhos. Na opinião de Ana Luiza Santana, de 15
anos, melhorar a qualidade de educação no Brasil deveria ser a principal
preocupação dos políticos.
Jornal dia, MG
QUESTÕES
1) Explique o
que é sociedade capitalista.
2) Você compraria um imóvel ao lado de um presídio? Explique.
3) A impunidade de menores gera mais violência?
4)
As punições atuais para menores são muito brandas no Brasil?
5) Em sua opinião o mais eficiente é educar ou punir?
6) Em sua opinião reduzir a maioridade penal afastará crianças e
adolescentes do crime?
Leia
o texto:
De acordo com o texto, o leitor escreve para
contestar o conteúdo de uma matéria jornalística publicada.
7) O que o leitor está contestando? JUSTIFIQUE.
8) EXPLIQUE qual é a lógica utilizada pelo remetente
da carta para sustentar seu argumento de contestação.
Leia
o texto
Adaptado de www.terra.com.br
9. Qual o tema do texto?
10. Há opiniões diferentes
sobre o tema no texto. Preencha o quadro:
11) Substitua o termo grifado
por outro sem alterar o sentido da frase. Faça as modificações necessárias.
“Só engorda caso a pessoa coma demais. Mas se ela tiver uma refeição balanceada
também não corre esse risco.“
12) Qual a sua opinião sobre o
texto?
BOA
ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.