INTRODUÇÃO - GÊNERO ARGUMENTATIVO

 


 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 14 A 19 DE JUNHO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - GÊNERO ARGUMENTATIVO 

HABILIDADES:  (EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 14/06 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                               QUARTA-FEIRA 16/06 -   1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

TEXTO ARGUMENTATIVO

   Esse tipo de texto, que é aplicado nas redações do Enem, inclui diferentes gêneros, tais quais, dissertação, artigo de opinião, carta argumentativa, editorial, resenha argumentativa, dentre outros.
   Todo e qualquer texto argumentativo, como já dito, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através duma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.

   A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Cada uma dessas partes, por sua vez tem função distinta dentro da composição do texto:

Introdução: é a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse assunto.
Desenvolvimento: é a argumentação propriamente dita, correspondendo aos desdobramentos da tese apresentada. Esse é o coração do texto, por isso, comumente se desdobra em mais de um parágrafo. De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo.
Conclusão: a parte final do texto em que retomamos a tese central, agora já respaldada pelos argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.

tema  é o assunto que deve ser abordado no texto. As propostas de redação do Enem são problemas que afetam a sociedade toda em diferentes temáticas: educação, saúde, economia, política, segurança, meio ambiente, cultura, entre outros.

 Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VQ2ta0VF4z0

Adolescentes discutem maioridade penal

    O suplemento jovem atitude reuniu oito adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, para uma discussão sobre a maioridade penal. Todos se mostraram a favor da redução.
    O grupo acredita que, se um adolescente de 16 anos pode votar também pode responder por atos criminosos. Porém, concordaram que essa medida não ira resolver todos os problemas.
    Eles discutiram sobre a superlotação dos presídios, o aumento do tempo da pena para jovens em conflito com a lei e acham que os presídios adultos devem ser separados dos juvenis.
    Se preocupam também com o que adolescentes com menos de 16 anos sejam recrutados por adultos para praticar crimes, mas acreditam que esses adolescentes teriam mais medo de cometer crimes, para não seguir o exemplo dos jovens com mais de 16 anos que vão presos.
    Além disso, eles não concordam que os pais sejam responsabilizados pelos atos dos filhos. Na opinião de Ana Luiza Santana, de 15 anos, melhorar a qualidade de educação no Brasil deveria ser a principal preocupação dos políticos.

                                                                                                                             Jornal dia, MG

QUESTÕES


1) Explique o que é sociedade capitalista.
 

2) Você compraria um imóvel ao lado de um presídio? Explique.

3) A impunidade de menores gera mais violência?

 

4) As punições atuais para menores são muito brandas no Brasil?

5) Em sua opinião o mais eficiente é educar ou punir?

6) Em sua opinião reduzir a maioridade penal afastará crianças e adolescentes do crime?

Leia o texto:

De acordo com o texto, o leitor escreve para contestar o conteúdo de uma matéria jornalística publicada.

7) O que o leitor está contestando? JUSTIFIQUE.

8) EXPLIQUE qual é a lógica utilizada pelo remetente da carta para sustentar seu argumento de contestação.

 

 

 

Leia o texto

                                                                                                              Adaptado de www.terra.com.br

9. Qual o tema do texto?

10. Há opiniões diferentes sobre o tema no texto. Preencha o quadro:


11) Substitua o termo grifado por outro sem alterar o sentido da frase. Faça as modificações necessárias.

 “Só engorda caso a pessoa coma demais. Mas se ela tiver uma refeição balanceada também não corre esse risco.“

12) Qual a sua opinião sobre o texto?

 

BOA ATIVIDADE!


Postar um comentário

0 Comentários