ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 26 A
30 DE JULHO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607
e 608 2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO -
TIPOS DE FRASE |
||
HABILIDADES H228. Selecionar, a partir da intenção
comunicativa, a forma mais eficiente de elaboração de frases: nominais ou
verbais. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 26/07 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 28/07
- 1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
ATIVIDADES
01 – Que tipo de frase é: “Como se chama o teu gato?”
02 – Que tipo de frase é: “O Pedro vai para a escola.”
03 – Que tipo de frase é: “Que lindo gatinho!”
04 – Marque a alternativa que apresenta frase exclamativa:
a) ( ) Os casais saíram para jantar?
b) ( ) Bons ventos o levem!
c) ( ) Janine não foi na igreja.
d) ( ) Recebi o dinheiro.
05 – Escreva uma frase negativa.
06 – Escreva A para as frases afirmativas e N para
as frases negativas.
( ) Eu não posso comer chocolate.
( ) Ouço o canto dos
pássaros.
( ) O carro avançou o sinal.
( ) Você não estudou
a lição.
07 – Transforme as frases afirmativas em negativas.
a) A polícia segue o ladrão.
b) Mauro está estudando no quarto.
c) Eu sinto, eu vejo, eu ouço!
d) Eu gosto de ouvir os carros passando.
08 – Com as palavras abaixo, forme frases interrogativas e exclamativas.
Siga o modelo: Bola: De quem é esta bola?
Que
bola suja!
a) Caneta:
b) Casa:
c) Presente:
d) Sorvete:
e) Caderno: f) Carro:
9. Informe o tipo de cada frase a seguir.
a) Tina é uma menina inteligente.
b) Tome jeito, menino!
c) Ufa! Que alívio!
d) Você gostaria de fazer a leitura?
10. Numere de acordo com a intenção que o
locutor teve ao dizer as frases a seguir.
(1) É bom que você estude, menino!
(2) Que horas são?
(3) Português é fácil de aprender.
(4) Que maravilha!
(5) Desça dessa árvore agora, garoto!
(6) Por gentileza, me dê sua mão.
( ) Dar uma informação.
( ) Exprimir uma admiração.
( ) Fazer um pedido.
( ) Dar um conselho.
( ) Fazer uma pergunta.
( ) Dar uma ordem.
Leia a tirinha abaixo para responda a questão 11.
11. Considerando os
tipos de frases (afirmativa, exclamativa, imperativa e interrogativa), retire
da tirinha uma frase interrogativa.
12. Marque as
alternativas que apresentam as condições para um enunciado ser considerado
frase.
( ) Iniciar com letra maiúscula
( ) Terminar com algum tipo de pontuação.
( ) Dizer coisas interessantes.
( ) Ter sentido completo.
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.