Leia o texto e responda às atividades abaixo:
Mafalda
A
menina mais crítica dos quadrinhos teria hoje 40 anos se não tivesse sido
aposentada aos oito anos por seu criador. É que Quino a fez envelhecer em tempo
real (durante os anos em que a publicou). Mafalda tinha um espírito crítico e
uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido. Possuía um globo (o
mundo) doente em casa e ouvia sempre o noticiário do jornal tendo uma excelente
tirada para cada nova notícia. Muitos anos antes do jargão de Garfi eld sobre
as segundas-feiras, Mafalda já odiava sopa. Na música, porém, era apaixonada
pelos Beatles. Tinha um irmão inocente a quem apresentava o mundo aos poucos, o
pequeno Guille. Três colegas e amigos de escola: Suzanita (uma conservadora de
classe média, cuja principal preocupação era casamento e filhos); o neurótico
Filipo, cuja angústia paralisava seus sentidos (e refugiava-se nas fantasias do
seu herói Cavaleiro Solitário); Manolito (filho do rude dono do mercado, com
quem aprendia a tamancadas os duros valores capitalistas). Conheceu seu grande
parceiro e alma gêmea durante umas férias na praia: Miguelito. Talvez tenha se
casado com ele... Se bem que não consigo pensar na Mafalda casando. Talvez
esteja amancebada, quem sabe? Difícil saber, já que seu criador, como disse se
nega a dar-nos notícias dela desde 1973. Quino, na verdade, tem um certo
mal-estar com a ênfase que a personagem tem até hoje no mundo e que obscurece a
longa produção de cartuns feita por ele desde então. Apesar da atualidade
inegável da jovem Mafalda, ainda assim é preciso reconhecer que Quino continua
produzindo de modo genial seus cartuns. Verdadeiras obras-primas da crítica ao
homem moderno (ou será pós- moderno?)
www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/mafalda.htm
1- O texto lido pode ser caracterizado como literário ou
informativo?
2- Quem são os
personagens que fazem parte do contexto de Mafalda?
3- O que Mafalda
mais gosta de fazer?
4- Que características marcam com mais ênfase a
personagem?
5- O que Mafalda não gosta em hipótese alguma?
6- Qual das personagens tem mais aproximação com Mafalda?
7- Que personagens fazem parte de sua família?
8-
Em “Mafalda tinha um espírito crítico e uma sagacidade típica das crianças de
raciocínio rápido.” A palavra “sagacidade” no trecho é um tipo de linguagem
(A)
científica.
(B)
coloquial.
(C)
culta.
(D)
regional.
9-“...
e uma sagacidade típica das crianças
de raciocínio rápido.” A palavra destacada pode ser substituída por
(A)
astúcia.
(B)
criatividade.
(C)
rebeldia.
(D)
tolerância.
10-Em
“Possuía um globo (o mundo) doente em casa e ouvia sempre o noticiário do
jornal...” Os parênteses usados no trecho foram usados para
(A)
exclamar.
(B)
explicar.
(C)
interrogar.
(D)
interromper.
EXERCÍCIOS
11-
Leia com muita atenção as palavras abaixo
e transcreva o que se pede.
Livro, Aroeira (bairro), aroeira
(planta) rapaz, Macaé, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, canário- da-
terra, calor, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, couve-flor,
rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel, briga, frio
a)
substantivos que dão nomes a lugares:
.......................................................................................................................
b)
substantivos que dão nomes a objetos,
animais ou plantas:
.........................................................................................................................
c)
substantivos que nomeiam seres humanos (pessoas):
.....................................................................................................................
d)
substantivos que designam seres
imaginários:
........................................................................................................................
e)
substantivos que nomeiam sentimentos:
.....................................................................................................................
f)
substantivos que dão nomes a qualidades ou
características físicas:
.....................................................................................................................
g)
substantivos que nomeiam sensações
físicas:
.......................................................................................................................
h)
substantivos que designam ações:
.......................................................................................................................
12-
Transcreva do exercício anterior :
a)
dois substantivos próprios:
...........................................................................
b)
dois substantivos comuns:
...........................................................................
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.