ATIVIDADES DE FIXAÇÃO – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 09 A 13 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

HABILIDADES (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 09/08 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA 11/08 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO







O burro trapaceiro 

    Há muitos anos, moravam num mesmo curral, um burro, um boi e um cordeiro. Embora pela manhã os três tivessem que trabalhar muito, à tarde podiam descansar à vontade no curral, pois o dono os tratava muito bem.

    Que fazer durante as horas livres? Resolveram passar as tardes jogando cartas ou dados. Quem ganhasse, podia dormir no melhor estábulo. Como se pode imaginar, os três jogavam com o maior afinco.

    O burro era um grande trapaceiro. Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo. O boi e o cordeiro começaram a desconfiar dele. Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.

    Quando o burro voltou a ganhar, na partida seguinte, os amigos lhe pediram:

    — Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o cordeiro.

    — Isso, as suas cartas! — apoiou o boi.

    — Estão insinuando que eu estou fazendo trapaça? — perguntou o burro, meio sem jeito.

    De nada adiantou negar. Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz. Quer dizer, não pertenciam ao baralho e o burro tinha-as tirado da manga. Assim, os dois puderam comprovar suas suspeitas. Realmente há muito tempo o burro os estava enganando.

    Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele, pois haviam perdido totalmente a confiança. E passaram a se revezar na utilização do melhor curral.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-02/o-burro-trapaceiro.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento da história:

“[…] à tarde podiam descansar à vontade no curral”.

Isso acontecia porque:

(     ) o dono cuidava muito bem dos três animais.

(     ) os três animais trabalhavam demais durante a manhã.

(     ) os três animais moravam no mesmo curral há muito tempo. 

Questão 2 – Segundo a história, os três animais “jogavam com o maior afinco” para a disputa do melhor estábulo. Nesse contexto, o termo “afinco” significa:

(     ) “cautela”.

(     ) “empenho”.

(     ) “impaciência”.

 

Questão 3 – Na passagem “Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo.”, o narrador refere-se:

(     ) ao boi.

(     ) ao burro.

(     ) ao cordeiro.

 

Questão 4 – Em “Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.”, o trecho destacado exprime:

(     ) condição.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – Grife, na fala a seguir, o vocábulo usado pelo cordeiro para se dirigir ao burro:

“— Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o cordeiro.”

 

Questão 6 – Na parte “Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa.”, o texto conta:

(     ) um desejo do burro.

(     ) uma obrigação do burro.

(     ) uma promessa do burro.

Questão 7 – No segmento “Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que a história do burro trapaceiro é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Leia a tirinha e depois responda as questões abaixo:

 Questão 9 – No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou
a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.



Questão 10 – A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou

a) com raiva.

b) triste.

c) confuso.

d) alegre.



Questão 11 – A finalidade da tirinha acima é

a) promover reflexão.

b) gerar dúvida no leitor.

c) mostrar como se planta uma árvore.

d) causar humor.

 

Questão 12– A tirinha acima apresenta uma linguagem
a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.

BOA ATIVIDADE!


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