ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 09 A
13 DE AGOSTO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607
e 608 2º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO – INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO |
||
HABILIDADES (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e
compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a
diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 09/08 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 11/08
- 1º E 2º HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
O burro trapaceiro
Há muitos anos, moravam num mesmo curral, um burro, um boi
e um cordeiro. Embora pela manhã os três tivessem que trabalhar muito, à tarde
podiam descansar à vontade no curral, pois o dono os tratava muito bem.
Que fazer durante as horas livres? Resolveram passar as
tardes jogando cartas ou dados. Quem ganhasse, podia dormir no melhor estábulo.
Como se pode imaginar, os três jogavam com o maior afinco.
O burro era um grande trapaceiro. Ganhava todas as
partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo. O boi e o cordeiro
começaram a desconfiar dele. Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma
pequena cruz em todas as cartas.
Quando o burro voltou a ganhar, na partida seguinte, os
amigos lhe pediram:
— Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o cordeiro.
— Isso, as suas cartas! — apoiou o boi.
— Estão insinuando que eu estou fazendo trapaça? —
perguntou o burro, meio sem jeito.
De nada adiantou negar. Teve de mostrar as cartas que
tinha posto sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz. Quer dizer,
não pertenciam ao baralho e o burro tinha-as tirado da manga. Assim, os dois
puderam comprovar suas suspeitas. Realmente há muito tempo o burro os estava
enganando.
Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele, pois
haviam perdido totalmente a confiança. E passaram a se revezar na utilização do
melhor curral.
Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-02/o-burro-trapaceiro.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento da história:
“[…] à tarde podiam descansar à vontade no curral”.
Isso acontecia porque:
( ) o dono cuidava muito bem dos três animais.
( ) os três animais trabalhavam demais durante a
manhã.
( ) os três animais moravam no mesmo curral há
muito tempo.
Questão 2 – Segundo a história, os três animais “jogavam com o
maior afinco” para a disputa do melhor estábulo. Nesse contexto, o termo
“afinco” significa:
( ) “cautela”.
( ) “empenho”.
( ) “impaciência”.
Questão 3 – Na passagem “Ganhava todas as partidas e, por isso,
dormia sempre no melhor estábulo.”, o narrador refere-se:
( ) ao boi.
( ) ao burro.
( ) ao cordeiro.
Questão 4 – Em “Para terem certeza de suas suspeitas,
fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.”, o trecho destacado exprime:
( ) condição.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 5 – Grife, na fala a seguir, o vocábulo usado pelo
cordeiro para se dirigir ao burro:
“— Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o
cordeiro.”
Questão 6 – Na parte “Teve de mostrar as cartas que tinha posto
sobre a mesa.”, o texto conta:
( ) um desejo do burro.
( ) uma obrigação do burro.
( ) uma promessa do burro.
Questão 7 – No segmento “Desde essa tarde, não voltaram
a jogar com ele […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Pode-se concluir que a história do burro trapaceiro
é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Leia a tirinha e depois
responda as questões abaixo:
Questão 9 – No último quadrinho, o uso das letras
maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou
a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.
Questão 10 – A expressão do pai de Mafalda no último
quadrinho revela que ele ficou
a) com raiva.
b) triste.
c) confuso.
d) alegre.
Questão 11 – A finalidade da tirinha acima é
a) promover reflexão.
b) gerar dúvida no leitor.
c) mostrar como se planta uma
árvore.
d) causar humor.
Questão 12– A tirinha acima apresenta uma linguagem
a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.