Geografia- 6o.Ano-Prof.Dayve-Manhã- Planaltos

 

 

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 2021

 SEMANA: 23/08 a 27/08/2021

   IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602,603,604,605

PROFESSOR: DAYVE ALEXANDRE FERNANDES

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Relações entre os componentes físico-naturais

HABILIDADES: (EF06GEO5) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

CARGA HORÁRIA: 2 HORAS                              

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEXTA-FEIRA – 1º e 2º horário

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAZER A LEITURA DO TEXTO, COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO.

 

Planaltos

Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, Planalto Central.Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, Planalto Central.

   Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas. Geralmente se situam acima de 300 metros do nível do mar e são limitados em um dos seus lados por uma superfície rebaixada.

Classificação dos planaltos conforme suas formações rochosas:

→ Planaltos sedimentares: formados por rochas sedimentares, o que resultou da elevação das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes endógenos de modificação do relevo (exemplo: tectonismo).

→ Planaltos cristalinos: formados por rochas ígneas intrusivas e metamórficas. São originados pelo desgaste de montanhas por meio de agentes exógenos de modificação do relevo (exemplo: ação da água e dos ventos)

→ Planaltos basálticos: formados por rochas ígneas extrusivas. São originados pelas erupções vulcânicas e consequente solidificação do magma na superfície.

 

Classificação dos planaltos segundo a sua estrutura geológica:

De maneira geral, os planaltos podem ter duas origens segundo a estrutura geológica:

→ Situados nas bacias sedimentares de origem antiga e caracterizados pela presença de serras e morros em um de seus lados. Um exemplo desse planalto é a Chapada da Bacia do Paraná.

→ Situados em escudos cristalinos, estruturas mais antigas caracterizadas como áreas mais resistentes e onde há exploração de recursos minerais. Um exemplo desse planalto no Brasil são as Serras Leste-Sudeste.

Os planaltos são formados por meio de processos erosivos, fenômenos que provocam o desgaste e transformação do solo. Nesses processos, sedimentos são retirados e transportados de uma superfície à outra. A erosão pode ser provocada por agentes internos, como tectonismo e vulcanismo, ou agentes externos, como ação da água e do vento, que podem elevar ou rebaixar as superfícies. Nos planaltos, os processivos erosivos são bastante intensos, originando paisagens com formas onduladas e irregulares.

 

1)    O que são os planaltos?

2)    Geralmente, como os planaltos se situam e como eles são limitados?

3)    O que são os planaltos sedimentares?

4)    O que são os planaltos cristalinos?

5)    O que são os planaltos basálticos?

 

Postar um comentário

0 Comentários