ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 16 A
20 DE AGOSTO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
905 3º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – PREDICADO |
||
HABILIDADES EF08LP06 - Identificar, em textos lidos ou
de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 16/08- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 18/08- 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
PREDICADO
O predicado,
formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito,
concordando em número e pessoa com ele.
Para compreender melhor, observe o exemplo:
Lúcia correu no final da semana passada.
No exemplo acima, temos:
·
Sujeito da ação: para determinar o sujeito devemos
fazer a pergunta: Quem correu no final de semana passada? “Lúcia” é o
sujeito simples que realiza a ação.
·
Predicado: após identificar o sujeito da ação,
todo o restante é o predicado. Trata-se da ação realizada pelo sujeito que,
nesse caso, corresponde a “correu a semana passada”.
Predicado Verbal
O predicado verbal é um tipo
de predicado que tem como núcleo
um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de
ação.
Vale lembrar que a
locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.
Ao
lado do sujeito, o predicado é um dos termos essenciais da oração, o qual
declara suas ações, concordando em número e pessoa.
EXEMPLO: Confira abaixo a frase com
predicado verbal:
Maria
Antônia chegou. Sujeito: Maria Antônia
Predicado verbal:
chegou Núcleo do predicado: chegou
Predicado Nominal
Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica
estado) e o predicativo do sujeito (complementa
o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade).
Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou
adjetivo), por exemplo:
·
Alan está feliz. (núcleo: feliz)
·
Fiquei exausta. (núcleo: exausta)
ATIVIDADES
Leia o poema e responda
às questões 1 a 5.
papai
e mamãe
moram separados.
como só tenho um coração,
cada um mora de um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta
duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as orações do
poema.
2. Como você sabe,
sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro.
Observe a primeira oração do poema.
a) Qual é o sujeito
dela?
b) Indique o(s)
núcleo(s) do sujeito e responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por
quê?
c) Qual é o predicado
dessa oração?
d) O verbo concorda com
o sujeito? Por quê?
3. Compare o conteúdo
de “papai e mamãe / moram separados” com a disposição visual que essa oração
tem no poema. Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a
relação entre a forma e o conteúdo dessa oração.
a) Assim como no plano
sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito, no plano da vida as ações do
pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira identidade.
b) O fato de, na forma
do poema, o sujeito estar em um verso e o predicado em outro sugere a separação
do casal no plano da vida.
c) Apesar de no plano
da vida o casal estar unido, no plano sintático e formal do poema eles estão
separados.
4. Das três orações que
formam o poema, apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é
essa oração? Que tipo de sujeito ela apresenta?
5. A expressão cada um
é o sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a
apenas um dos pais ou ao pai e à mãe?
b) Por que o verbo, ao
concordar com essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.
c) O emprego da
expressão cada um e do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a
ideia de união?
6. Leia as frases a
seguir, observando os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS
para verbo significativo e VL para verbo de ligação.
a) Apesar do barulho lá
fora, a professora continuou a leitura do conto.
b) O rapazinho continua
doente.
c) A torcida permanece
otimista com o time, apesar das derrotas.
d) A torcida permaneceu
no estádio depois do torneio de futebol.
7. Complete as frases
adequadamente com um dos verbos de ligação a seguir: ser, estar ficar,
virar, tornar-se, permanecer, parecer, continuar
a) Aquela estrada
___________ sem fim.
b) Mariana ____________
calada durante toda a aula.
c) A partir daquele
dia, o menino ______________ homem.
d) Apesar de já ter
sido medicada, a criança ___________ febril.
8. Separe o sujeito do
predicado e informe se a oração está na ordem direta ou inversa.
a) Aquela gritaria
deixava-me tonta.
b) No lixo da feira,
crianças garantiam o seu almoço.
c) Surgiu ao longe uma
estrela.
d) Moças e rapazes
procuravam divertimentos.
e) Por todas as firmas
ele passou à procura de emprego.
9. Separe o sujeito do
predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de
andorinhas pousou no fio elétrico.
b) As duas crianças
estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na
fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do
ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas
de São Paulo sobrevivem em apenas 4% do território estadual.
10. Todos os núcleos identificados nas orações do exercício
anterior pertencem a uma mesma classe gramatical. Qual é ela?
11. Identifique o sujeito das orações e classifique-o.
a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
b) O progresso da indústria automobilística e o
desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a
agricultura.
d) Os deputados impediram a propaganda de remédios pela
televisão.
e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem
viagens ao exterior.
f) Os sindicalistas e os patrões comemoraram o aniversário
do governador.
12. Indique somente as frases que possuem verbo de ligação
e sublinhe-os.
a) Tudo parecia muito estranho.
b) A mulher andava devagar pelas ruas.
c) Meu amigo andava tristonho naquela época.
d) O garoto caiu doente há alguns dias.
e) Maria vive reclamando da vida.
f) Pedro vive feliz da vida.
BOA
ATIVIDADE!
Cara
aluna, Caro aluno, Recebemos cada um
de vocês com muito orgulho e desejamos que sempre se orgulhem da nossa Escola,
pois além dela ser um bom exemplo a ser seguido, ela sempre busca mostrar-lhes
que nossa alegria não é passageira, nossa alegria se fundamenta na esperança, no
conhecimento, na fé e na certeza que a Educação é o caminho mais seguro para
fazer o homem um ser melhor. Basta você querer!
Parabéns a todos os estudantes, que Deus os
abençoe sempre!
APLAUSOS PARA TODOS!!!
Ter metas e sonhos nos ajuda a sermos mais felizes e saudáveis ao longo
de toda a vida.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.