INTRODUÇÃO – PREDICADO

 

 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 16 A 20 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905       3º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – PREDICADO

HABILIDADES  EF08LP06 - Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 16/08- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  18/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                          

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO



PREDICADO

   predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele.

Para compreender melhor, observe o exemplo:

Lúcia correu no final da semana passada.

No exemplo acima, temos:

·              Sujeito da ação: para determinar o sujeito devemos fazer a pergunta: Quem correu no final de semana passada? “Lúcia” é o sujeito simples que realiza a ação.

·              Predicado: após identificar o sujeito da ação, todo o restante é o predicado. Trata-se da ação realizada pelo sujeito que, nesse caso, corresponde a “correu a semana passada”.

Predicado Verbal

    O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação.

    Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

    Ao lado do sujeito, o predicado é um dos termos essenciais da oração, o qual declara suas ações, concordando em número e pessoa.

   EXEMPLO:   Confira abaixo a frase com predicado verbal:

Maria Antônia chegou.                                      Sujeito: Maria Antônia
Predicado verbal: chegou                           Núcleo do predicado: chegou

 

 Predicado Nominal

Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade).

Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo:

·                 Alan está feliz. (núcleo: feliz)

·                 Fiquei exausta. (núcleo: exausta)

ATIVIDADES


Leia o poema e responda às questões 1 a 5.


papai e mamãe

                                                                     moram separados.

                                                               como só tenho um coração,

                                                                cada um mora de um lado.

                                                                                                              Ulisses Tavares

1. O poema apresenta duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.

 

2. Como você sabe, sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira oração do poema.

 

a) Qual é o sujeito dela?

b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?

c) Qual é o predicado dessa oração?

d) O verbo concorda com o sujeito? Por quê?

 

3. Compare o conteúdo de “papai e mamãe / moram separados” com a disposição visual que essa oração tem no poema. Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a relação entre a forma e o conteúdo dessa oração.

 

a) Assim como no plano sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito, no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira identidade.

b) O fato de, na forma do poema, o sujeito estar em um verso e o predicado em outro sugere a separação do casal no plano da vida.

c) Apesar de no plano da vida o casal estar unido, no plano sintático e formal do poema eles estão separados.

 

4. Das três orações que formam o poema, apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração? Que tipo de sujeito ela apresenta?

 

5. A expressão cada um é o sujeito da oração representada pelo último verso.

 

a) Ela se refere a apenas um dos pais ou ao pai e à mãe?

b) Por que o verbo, ao concordar com essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.

c) O emprego da expressão cada um e do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?

 

6. Leia as frases a seguir, observando os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS para verbo significativo e VL para verbo de ligação.

 

a) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou a leitura do conto.

b) O rapazinho continua doente.

c) A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas.

d) A torcida permaneceu no estádio depois do torneio de futebol.

 

7. Complete as frases adequadamente com um dos verbos de ligação a seguir: ser, estar ficar, virar,      tornar-se, permanecer, parecer, continuar

a) Aquela estrada ___________ sem fim.

b) Mariana ____________ calada durante toda a aula.

c) A partir daquele dia, o menino ______________ homem.

d) Apesar de já ter sido medicada, a criança ___________ febril.

 

8. Separe o sujeito do predicado e informe se a oração está na ordem direta ou inversa.

a) Aquela gritaria deixava-me tonta.

b) No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.

c) Surgiu ao longe uma estrela.

d) Moças e rapazes procuravam divertimentos.

e) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.

 

9. Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.

a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.

b) As duas crianças estavam na creche da prefeitura.

c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas. d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.

e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.

f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em apenas 4% do território estadual.

 

10. Todos os núcleos identificados nas orações do exercício anterior pertencem a uma mesma classe gramatical. Qual é ela?

 

11. Identifique o sujeito das orações e classifique-o.

a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.

b) O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.

c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a agricultura.

d) Os deputados impediram a propaganda de remédios pela televisão.

e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior.

f) Os sindicalistas e os patrões comemoraram o aniversário do governador.

 

12. Indique somente as frases que possuem verbo de ligação e sublinhe-os.

a) Tudo parecia muito estranho.

b) A mulher andava devagar pelas ruas.

c) Meu amigo andava tristonho naquela época.

d) O garoto caiu doente há alguns dias.

e) Maria vive reclamando da vida.

f) Pedro vive feliz da vida.

 

BOA ATIVIDADE!

 

       Cara aluna, Caro aluno, Recebemos cada um de vocês com muito orgulho e desejamos que sempre se orgulhem da nossa Escola, pois além dela ser um bom exemplo a ser seguido, ela sempre busca mostrar-lhes que nossa alegria não é passageira, nossa alegria se fundamenta na esperança, no conhecimento, na fé e na certeza que a Educação é o caminho mais seguro para fazer o homem um ser melhor. Basta você querer!

Parabéns a todos os estudantes, que Deus os abençoe sempre!

APLAUSOS PARA TODOS!!!

Ter metas e sonhos nos ajuda a sermos mais felizes e saudáveis ao longo de toda a vida.


Postar um comentário

0 Comentários