ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 9º |
DATA: 23 A
27 DE AGOSTO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
905 3º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – PONTUAÇÃO/
Projeto Dia do Estudante |
||
HABILIDADES (EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes
posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas,
avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está
sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de
diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou
comunidade escolar. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 23/08- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 25/08- 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Travessão
O travessão é um sinal de pontuação usado para indicar o discurso direto
ou para enfatizar trechos de textos.
O travessão, assim como os demais sinais de pontuação, possui regras de
uso específicas.
O travessão (–)
é um sinal de pontuação representado por uma barra na
horizontal cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar
passagens de texto.
Uso do travessão em discurso direto
O travessão, assim como
as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de
personagens ou a mudança de interlocutor. Veja o exemplo:
— Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.
— Como?
— Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.
Observe,
agora, neste exemplo (retirado de Vidas
secas, de Graciliano Ramos) como esse
sinal de pontuação é importante para distinguir a voz do personagem da voz
do narrador (mudança
de interlocutor):
Os
juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a
chorar, sentou-se no chão.
— Anda, condenado
do diabo! — gritou-lhe o pai.
Uso do travessão para dar ênfase a trechos de textos
Os travessões também são
utilizados em alguns textos substituindo as vírgulas para
intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.
Veja:
O Brasil — um dos
países mais violentos do mundo — não protege suas fronteiras como
deveria. Elas são as principais portas de entrada de armas pesadas no país.
Abastecidos por elas, organizações criminosas fazem frente à polícia e
transformam os cidadãos em reféns.
O que é o duplo travessão?
O duplo travessão ocorre em duas
situações:
o
Separar
fala de personagem de trechos da narrativa. Veja:
Augusto disse:
— Vamos embora! — ligou o carro, mal esperou que todos
entrassem e saiu em disparada.
o
Destacar
passagens do meio da frase. Veja:
O Brasil — uma das
maiores economias do mundo — provavelmente
voltará ao mapa da fome da ONU.
Parêntese ou travessão?
Eles podem apresentar funções distintas.
O travessão destaca ou dá ênfase à informação, e o parêntese indica que se
trata de uma informação acessória. Isso ocorre, por exemplo, para indicar
siglas:
O Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) indicou aumento da violência no
país.
Os parênteses também
podem trazer uma curiosidade, observação ou adendo:
Os adjetivos (determinantes do nome) exercem função de
adjunto adnominal em relação ao substantivo (núcleo dos sintagmas
nominais).
ATIVIDADES
1. Justifique a pontuação (travessão, parênteses e aspas) utilizada nos
enunciados em destaque.
a) O médico ajoelhou-se diante do paciente (ele não costuma ser solícito
com ninguém) e estendeu-lhe a mão.
b) “Cale-se”, dizia ele a si mesmo com vergonha da situação.
c) Apresentaram o novo diretor da empresa – provavelmente um tirano –
durante a reunião semanal.
Leio o texto e responda à questão.
Canção do Exílio
Gonçalves Dias
[...]
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá,
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
[...]
2.Na estrofe da Canção do Exílio, poema de
Gonçalves Dias, o emprego do travessão duplo indica:
a) citação
b) interrupção c)
intercalação d) discurso direto e) discurso indireto
Essa semana também vamos trabalhar texto que
faz referência ao dia do Estudante. Vamos ler um texto com a origem do dia do
estudante e a música Coração de Estudante.
A ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE
O
dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram
instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil,
por Dom Pedro I, no século XIX. Em razão dessa marcante decisão, sem anos após
a citação desses cursos, em 1927, iniciou a data para se tornar o dia do
estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram
nesses cursos; um na USP, através da escola do Lago São Francisco e o outro em
Olinda, depois transferido para Recife. A faculdade mais próxima do Brasil era
em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior
tinha que ir lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus
estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil. As turmas iniciantes
tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas
feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso
foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas
para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das
atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem
feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala
de aula. Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da
reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso
profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito
e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da
quantidade de crianças e jovens eu deveriam ingressar nos estudos. As escolas
não possuem estruturas física adequadas, além de faltar muitas vagas, fazendo
com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade
de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição
do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal
remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a
repetência escolar.
3)Qual
foi o motivo da escolha da data 11 de agosto ser Dia do Estudante?
4)Você
concorda com a explicação sobre o que é estudar? Justifique.
5)Cite
cinco qualidades que um estudante precisa ter para ser bem sucedido.
6)Escreva
alguns problemas da educação citados no texto.
7) O
que você achou do texto?
Leia a música Coração de Estudante de Milton Nascimento.
Assista ao vídeo da música Coração de Estudante: https://www.youtube.com/watch?v=pI734oE7iUw
Coração de estudante
Quero falar de uma
coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do
peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que
pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse
amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se
a esperança
Nova aurora, a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor, flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há de se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade...
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.
8) Justifique o
título utilizado na canção acima, aproveitando para sugerir um outro:
9) Copie da música uma passagem que transmite esperança, explicando sua
escolha:
10) Que mensagem a música transmite? Comente:
Depois
de ler e ouvir esta letra, eu gostaria que você desse uma atenção especial para
o trecho:
“Mas renova-se a
esperança
Nova aurora a cada
dia
E há que se cuidar
do broto
Pra que a vida nos
dê
Flor, flor e fruto”
Como podemos interpretar essa
parte? Será que ela se encaixa no nosso momento? O que ele quis nos dizer nos dois últimos versos?
Sua tarefa é bem simples:
11 – Construa um pequeno parágrafo, contendo a
estrutura: ideia
principal e ideias secundárias, apresentando sua interpretação para o trecho
destacado;
12 – Faça um desenho que represente algum trecho da canção.
Envie
sua produção para o WhatsApp, colocando seu nome, sua turma. Capriche,
que estou aguardando!
BOA ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.