ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 23 A
27 DE AGOSTO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
606, 607 E 608 3º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Projeto Dia do Estudante |
||
HABILIDADES (EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes
posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas,
avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está
sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de
diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou
comunidade escolar. |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 23/08- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 25/08- 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Essa semana vamos trabalhar texto que faz
referência ao dia do Estudante. Vamos ler um texto com a origem do dia do
estudante e a música Coração de Estudante.
A
ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE
O
dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram
instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil,
por Dom Pedro I, no século XIX. Em razão dessa marcante decisão, sem anos após
a citação desses cursos, em 1927, iniciou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas
e escritores se formaram nesses cursos; um na USP, através da escola do Lago
São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para Recife. A faculdade
mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse
estudar em nível superior tinha que ir lá ou para outras localidades da Europa,
a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem
simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No
ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir
conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve
frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas
de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa
os conteúdos que foram passados em sala de aula. Com o passar dos anos, passa a
entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com
seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além
disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu
trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social,
pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens eu deveriam
ingressar nos estudos. As escolas não possuem estruturas física adequadas, além
de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e
adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos
governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito
deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade.
Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.
QUESTÕES:
1)Qual
foi o motivo da escolha da data 11 de agosto ser Dia do Estudante?
2)Você
concorda com a explicação sobre o que é estudar? Justifique.
3)Cite
cinco qualidades que um estudante precisa ter para ser bem sucedido.
4)Escreva
alguns problemas da educação citados no texto.
5) O
que você achou do texto?
Leia a música "Coração de Estudante",
de Milton Nascimento:
Coração de Estudante
Quero
falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto
Coração de
estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da
amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.
6. Nos versos:
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Essa “coisa” pode ser interpretada como:
( ) uma flor;
( ) um amor jovem, que se inicia;
( ) a vibração e vida da juventude.
7.
Identifique entre a terceira e a quarta estrofe da canção:
a) Versos que façam uma referência à repressão
que os jovens sofreram em períodos passados.
b) Versos que transpareçam um clima de otimismo.
8. Qual a sua interpretação sobre os seguintes
versos:
E há que se cuidar
do broto
Pra que a vida nos
dê flor e fruto
9. Verifica-se que há nas duas últimas estrofes:
( ) uma preocupação de lembrar ao
jovem que ele precisa ser uma pessoa participante, engajada com os problemas que assolam o mundo.
( ) uma preocupação de lembrar ao
jovem que é sonhando que se constrói um futuro feliz.
10. Essa música
transmite uma mensagem de esperança para que os estudantes consigam manter os
laços democráticos do país. Você acredita que os jovens são importantes para o
futuro do nosso país? Explique sua resposta.
11. Com a pandemia tivemos que nos afastar das aulas
presenciais. Como foi para você esse novo modelo de estudante?
12. Você como estudante o que você espera desse novo modelo
de ensino?
Assista ao vídeo da música Coração de Estudante: https://www.youtube.com/watch?v=pI734oE7iUw
BOA
ATIVIDADE!
A Escola CAIC tem
coração.
Coração
que bate forte, alegre e feliz desde o momento que abriu as portas para você
que escolheu passar uma boa parte do seu tempo aqui. Que escolheu estudar nessa
Escola porque sabe da nossa missão, da nossa preocupação em ajudá-lo, ajudá-la
a ser alguém na vida.
Parabéns
a todos os estudantes, que Deus os abençoe sempre!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.