Leia o conteúdo abaixo:
Substantivos
(Continuação)
Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum
ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e,
por fim, coletivo.
- Substantivo
concreto X substantivo abstrato
Substantivo concreto: é o nome que se dá ao
substantivo cuja existência é independente de outro ser. Por isso, o
substantivo concreto pode ser real ou imaginário, material ou imaterial.
Exemplos: professor, caneta, gato, fogo, enchente, dragão,
unicórnio, anjo, Deus etc.
Substantivo abstrato: é o nome que se dá ao
substantivo cuja existência depende de um ser concreto para existir. Sem
o ser concreto, o substantivo abstrato não é capaz de ser produzido.
Exemplos: ensino, sede, calor, ternura, misericórdia,
imaginação, chegada etc.
- Substantivo
simples X substantivo composto
Substantivo simples: possui apenas um radical,
isto é, apenas um elemento formador da palavra.
Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc.
Substantivo composto: possui mais de um radical,
comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
Exemplos: paraquedas, segunda-feira, girassol, guarda-roupa,
antissocial, louva-a-deus etc.
- Substantivo
coletivo
Nome que se dá a uma coleção ou a um conjunto de
seres ou de objetos de uma mesma classificação ou ideia. O coletivo, por representar a ideia de múltiplos indivíduos
ou objetos, vem sempre no singular.
Substantivo |
|
Individual |
Coletivo |
animais de uma região |
fauna |
plantas de uma região |
flora |
pessoa |
povo |
peixe |
cardume |
lobo |
alcateia |
ilha |
arquipélago |
músico |
banda |
árvore |
floresta |
Gênero dos substantivos
A norma padrão da língua portuguesa reconhece dois
gêneros: masculino e feminino. Na língua portuguesa, todo
substantivo é classificado dentro de um desses dois gêneros.
- São
masculinos os substantivos aos quais se pode antepor os artigos o/um/os/uns,
como nos exemplos: o sol, um raio, os
professores, uns poetas etc.
- São
femininos os substantivos aos quais se pode antepor os artigos a/uma/as/umas,
como nos exemplos: a dor, uma ponte, as
borboletas, umas nuvens etc.
Na divisão entre masculino e feminino, existem duas
classificações possíveis: substantivos biformes e substantivos uniformes.
Esta última classificação ainda pode dividir-se entre comum de dois gêneros,
sobrecomum e epiceno.
- Substantivos
biformes
São aqueles que possuem uma forma diferente
de acordo com o gênero de substantivo, mudando, desse modo, a desinência de gênero, ou seja, a parte da palavra responsável
por indicar se ela é feminina ou masculina. As desinências de gênero mais
comuns são -o para o masculino e -a para o feminino.
Masculino |
Feminino |
o cabeleireiro |
a cabeleireira |
o lobo |
a loba |
o garoto |
a garota |
Substantivos uniformes
Por outro lado, os substantivos uniformes possuem
apenas uma forma que não muda de acordo com o gênero. O gênero desse tipo de
substantivo fica evidente quando baseado no contexto, ou seja, de acordo com o
artigo ou o adjetivo que acompanham esse substantivo. Como exemplo, temos a cadeira (sempre no feminino) ou o poste (sempre no masculino), mas existem
classificações mais específicas para alguns casos:
- Substantivos
sobrecomuns
Os substantivos têm um só gênero, ou seja, o artigo
utilizado permanecerá o mesmo. Esses substantivos são utilizados apenas para
referir-se a pessoas. Acompanhe os exemplos:
- o
cônjuge (sempre no masculino, ainda que se trate de uma mulher);
- a
criança (sempre no feminino, ainda que se trate de um menino);
- o
ídolo (sempre no masculino, ainda que se trate de uma mulher).
- Substantivos
comuns de dois gêneros
Esses substantivos existem tanto no gênero
masculino quanto no feminino, mas o substantivo é invariável, sendo o artigo
responsável por definir o gênero. É o caso de:
- o/a estudante;
- o/a mártir;
- o/a atleta.
- Substantivos
epicenos
Os epicenos nomeiam animais que possuem, na
forma escrita, apenas um gênero. Como exemplo, temos os casos de:
- a
cobra macho e a cobra fêmea;
- o
crocodilo macho e o crocodilo
fêmea;
- a
hiena macho e a hiena fêmea.
Número dos substantivos
A norma padrão da língua portuguesa reconhece a
flexão de número dos substantivos em singular ou plural. Quando
se trata da unidade, o substantivo está no singular. Quando se trata do
conjunto, o substantivo está no plural. A regra mais comum é a de acréscimo
da desinência que marca número -s ao final da palavra. Assim:
- menino
→ meninos
- ponte
→ pontes
- mãe
→ mães
Caso a palavra termine com -m, o plural será
com -ns:
- nuvem
→ nuvens
- bombom
→ bombons
- motim
→ motins
No entanto, há muitas exceções. Alguns substantivos
apresentam plural terminando em -es, sendo o caso de palavras oxítonas
terminadas em -s, -z e -r:
- freguês
→ fregueses
- luz
→ luzes
- cor
→ cores
Outros substantivos apresentam plural terminando em
-éis, sendo o caso de palavras oxítonas terminadas em -el:
- pastel
→ pastéis
- papel
→ papéis
- anel
→ anéis
Substantivos terminados em -ão tônico podem
ter plural terminado em -ãos, -ães ou -ões:
- irmão
→ irmãos
- pão
→ pães
- leão
→ leões
Há, ainda, casos de substantivos que não se
alteram quando passam do singular para o plural. O artigo fica encarregado
de dar o contexto nesses casos. Substantivos terminados em -x ou
paroxítonos e proparoxítonos terminados em -s costumam manter-se
invariáveis:
- o
ônibus → os ônibus
- a
xérox → as xérox
- o
tênis → os tênis
Grau dos substantivos
O grau dos substantivos refere-se a quando sua significação
aparece aumentada ou diminuída, comumente auxiliada pelos sufixos -ão ou -ona
(para aumentativo masculino e feminino, respectivamente) e -inho ou -inha
(para diminutivo masculino e feminino, respectivamente).
Vale ressaltar que o grau pode definir a ideia de
tamanho, mas, também, a ideia de opinião ou o sentimento em relação ao
substantivo: o diminutivo pode representar carinho ou desprezo, enquanto o
aumentativo pode representar admiração. Veja alguns exemplos:
Substantivo |
Aumentativo |
Diminutivo |
bonito |
bonitão |
bonitinho |
criança |
crianção |
criancinha |
querida |
queridona |
queridinha |
casa |
casarão |
casinha |
amiga |
amigona |
amiguinha |
bobo |
bobão |
bobinho |
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/substantivo.htm
Exercícios
1-
Separe os substantivos abaixo em compostos ou derivados :
jornaleiro / planalto / amor – perfeito / pulseira /
coqueiro / pombo – correio / lobisomem/ vira – lata / chuteira / engenheira /
girassol / passatempo / pisca – pisca / cotoveleira
2- Numere as palavras substantivas, de acordo com a sua
classificação.
(1) abstratos
(2) próprios
(3) coletivos
(4) simples ou comum
(5) compostos
( ) cata-vento, pé de moleque, girassol.
( ) Ji-Paraná, Cecília, Marcos.
( ) verdade, mentira, amizade.
( ) elenco, discoteca, flora, fauna.
( ) mesa, couve, rádio, avião.
3- Coloque ( P ) para os substantivos primitivos e ( D ) para os substantivos
derivados:
a)
flor ( ) f) macarrão ( )
b)
jardineiro ( ) g) dente ( )
c)
pedreira ( ) h) amor ( )
d)
formigueiro ( ) i) jornal ( )
e)
folhagem ( ) j) macarronada ( )
4-
Coloque ( C ) para os substantivos concretos
e ( A ) para os substantivos abstratos:
a)
mensageiro ( ) b) delicadeza ( )
c) vitória ( ) d) criança ( )
e)
sensatez ( ) f) remorso ( )
g) alegria ( ) h) mentira ( )
i)
colégio ( ) j) professor (
) k) emoção ( ) l) caneta ( )
m) boca
( )
n) lágrimas ( )
o) coragem ( ) p) velhice
( )
Leia
com muita atenção as palavras abaixo e
transcreva o que se pede.
Livro, Aroeira (bairro), aroeira
(planta) rapaz, Macaé, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, canário- da- terra,
calor, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, couve-flor, rapidez,
coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel, briga, frio.
5-
substantivos que dão nomes a lugares:
.......................................................................................................................
6-
substantivos que dão nomes a objetos,
animais ou plantas:
.........................................................................................................................
7-
substantivos que nomeiam seres humanos (pessoas):
.....................................................................................................................
8-
substantivos que designam seres
imaginários:
........................................................................................................................
9-
substantivos que nomeiam sentimentos:
.....................................................................................................................
10-
substantivos que dão nomes a qualidades ou
características físicas:
.....................................................................................................................
11-
substantivos que nomeiam sensações
físicas:
.......................................................................................................................
12-
substantivos que designam ações:
....................................................................................................................
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.