Atividades 27/09 a 01/10

 

 


 

Leia o texto com atenção.

 
 

1. Que gênero textual é esse?


2. Para que serve essa página de diário?


3. Com o que a pessoa que escreve o diário não concorda?


4. Quais as justificativas dela para não dormir cedo?


5. O que a mãe explica para a filha sobre dormir cedo?


6. Por que ela queria ficar acordada até tarde?


7. Leia.
“Eu nunca cheguei atrasada na escola.”
a) Reescreva a frase substituindo a palavra eu por nós e faça a concordância necessária.

8. A menina que escreve o diário respeita as ordens dos pais? Explique.

9. Leia.
“Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
a) Qual palavra poderia substituir a palavra montão alterando o sentido da frase:
(  ) Vários (  ) Muitos (  ) Diversos (  ) Poucos

10.“Mas minha mãe é dura na queda!”

A expressão destacada significa:

A (  ) Sempre muda de opinião.
B (  ) Não se machuca ao cair.
C (  ) Caiu e não se machucou.
D (  ) Não muda de opinião.

11.Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se classificam.

A) Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
B) A paz é fruto da justiça.
C) Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.

Concretos                        abstratos 


 

12.Leia:   

Floração

Meti-me em chapéu de flores,
prendi brincos de rainha,
prometi-me amor-perfeito,
perfumei-me de jasmim.
E chamo copo de leite
o beija-flor maravilha
que inspirou tanto jardim.

Separe os substantivos presentes no texto em simples ou composto:


Postar um comentário

0 Comentários