ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 20 A
25 DE SETEMBRO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
606, 607 e 608 3º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Introdução - |
||
HABILIDADES: H92. Reconhecer as principais diferenças de estrutura entre os diversos gêneros do domínio ficcional. Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 20/09- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 22/09- 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Gênero Textual Diário
O Diário é um gênero de texto pessoal em que
uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos,
acontecimentos e fatos do cotidiano.
Ainda que com a expansão da internet o
diário manuscrito tem sido pouco explorado, muitas pessoas preferem produzir
seus textos com papel e caneta.
Na comunicação virtual, os blogs se
assemelham aos diários uma vez que muitos possuem as mesmas características e,
por isso, são comumente chamados de “Diários Virtuais”.
ATIVIDADES
Para responder as questões leia a página de um diário abaixo das
questões.
1. Que gênero textual é esse?
2. Como ele está organizado?
3. Para que serve essa página de diário?
4. Com o que a pessoa que escreve o diário não
concorda?
5. Quais as justificativas dela para não dormir
cedo?
6. O que a mãe explica para a filha sobre dormir
cedo?
7. Por que ela queria ficar acordada até tarde?
8. Retire do texto uma frase com expressão de
lugar.
9. Retire do texto uma frase com expressão de
tempo.
10. Leia.
“Eu nunca cheguei atrasada na escola.”
a) Reescreva a frase substituindo a palavra eu
por nós e faça a concordância necessária.
11. A menina que escreve o diário respeita as
ordens dos pais? Explique.
12. Leia.
“Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa
um montão de
programas legais depois das 10?”
a) Qual palavra poderia substituir a palavra
montão alterando o sentido da frase:
( ) Vários ( ) Muitos ( )
Diversos ( ) Poucos
b) Reescreva a frase fazendo essa alteração.
Leia também as páginas do
livro de 18 a 23 e responda as questões.
Observação: Só as
respostas.
BOA
ATIVIDADE!
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.