ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
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ANO: 9º |
DATA: 20 A
25 DE SETEMBRO |
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IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
905 3º BIMESTRE |
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PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
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COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: Introdução - Romance |
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HABILIDADES: H92.
Reconhecer as principais diferenças de estrutura entre os diversos gêneros do
domínio ficcional. Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária |
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CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 20/09- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 22/09- 1º E 2º
HORÁRIOS
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ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Romance
Romance é a forma literária pertencente ao gênero narrativo
e que apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade,
ambientação e personagens definidos de maneira clara.
Leia as páginas
84 a 88 e responda as questões.
ATIVIDADE!
Leia
o fragmento abaixo, do capítulo 7 do livro “O Quinze”, de Raquel de Queiroz:
Na primeira noite, arrancharam-se numa
tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa
houvesse armado ali para os retirantes.
O vaqueiro foi aos alforjes e veio com
uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de
rapadura dentro.
Já as mulheres tinham improvisado uma
trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e
estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
– Ih! sal puro! Mesmo que pia!
Mocinha explicou:
– Não tinha água mode lavar...
Sem se importarem com o sal, os
meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam,
lambendo os dedos.
Cordulina pediu:
– Chico, vê se tu arranja uma agüinha
pro café...
Apesar da fadiga do longo dia de
marcha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo
ter fogo dentro, também lhe pedia água.
Os meninos, passado o furor do
apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais
farinha, ou lambiam algum taco de rapadura, entretendo com o doce a garganta
sedenta.
Pacientemente, a mãe os consolava:
– Esperem aí, seu pai já vem...
Em meia hora, realmente, ele chegou,
com a cabaça cheia duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de
distância.
O Josias, que era o que mais se
lastimava e mais tossia, correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e
colando às bordas a boca sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água
tão esperada; mas os outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.
Aflita, Cordulina interveio:
– Seus desesperados! Querem ficar sem
café?
1. De acordo com esse texto, Chico Bento foi arrumar água, porque
A) Cordulina queria fazer café.
B) Josias lastimava e tossia.
C) os meninos comeram carne salgada.
D) os meninos exigiam com força o que beber.
2. O trecho “ – Não tinha água mode lavar...” expressa um exemplo de
linguagem comum em
A) textos jornalísticos
B) revistas de ciências
C) palestras acadêmicas
D) falas regionais
3. No trecho “... a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo
dentro...”, o recurso utilizado para a construção da expressão destacada é
A) a comparação de ideias
B) a enumeração de fatos
C) a oposição de ideias
D) a repetição de sons
4. Esse texto é um fragmento de
a) crônica b) diário de bordo c) relato de viagem d)
romance
5. No trecho “... e colocando às bordas a boca sôfrega...”, a palavra em
destaque sugere
a) aflição b) ambição c)
fúria d) temor
Leia as páginas 89 a 94 e respondas as questões.
BOA ATIVIDADE!
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