Introdução - Romance

 


 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 20 A 25 DE SETEMBRO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905   3º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Introdução - Romance

HABILIDADES: H92. Reconhecer as principais diferenças de estrutura entre os diversos gêneros do domínio ficcional. Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 20/09- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  22/09- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO



Romance

   Romance é a forma literária pertencente ao gênero narrativo e que apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.

Leia as páginas 84 a 88 e responda as questões.

ATIVIDADE!

Leia o fragmento abaixo, do capítulo 7 do livro “O Quinze”, de Raquel de Queiroz:

         Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes.

         O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro.

         Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:

         – Ih! sal puro! Mesmo que pia!

         Mocinha explicou: 

         – Não tinha água mode lavar...

         Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos. 

         Cordulina pediu: 

         – Chico, vê se tu arranja uma agüinha pro café...

         Apesar da fadiga do longo dia de marcha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.

         Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum taco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta.

         Pacientemente, a mãe os consolava:

         – Esperem aí, seu pai já vem...

         Em meia hora, realmente, ele chegou, com a cabaça cheia duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de distância. 

         O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia, correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e colando às bordas a boca sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água tão esperada; mas os outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.

         Aflita, Cordulina interveio:

         – Seus desesperados! Querem ficar sem café?

 

1. De acordo com esse texto, Chico Bento foi arrumar água, porque

A) Cordulina queria fazer café.

B) Josias lastimava e tossia.

C)  os meninos comeram carne salgada.

D) os meninos exigiam com força o que beber.

 

2. O trecho “ – Não tinha água mode lavar...” expressa um exemplo de linguagem comum em

A) textos jornalísticos

B) revistas de ciências

C) palestras acadêmicas

D) falas regionais

 

3. No trecho “... a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro...”, o recurso utilizado para a construção da expressão destacada é

A) a comparação de ideias

B) a enumeração de fatos

C) a oposição de ideias

D) a repetição de sons

 

4. Esse texto é um fragmento de

 

a) crônica        b) diário de bordo       c) relato de viagem       d) romance

 

5. No trecho “... e colocando às bordas a boca sôfrega...”, a palavra em destaque sugere

 

a) aflição        b) ambição       c) fúria          d) temor

 

Leia as páginas 89 a 94 e respondas as questões.

 

 

 

BOA ATIVIDADE!

 

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